21/09/2013

Repelentes sem crueldade: Aranhas


Centro de uma das fobias mais comuns, as aranhas são presenças desagradáveis para muitos de nós quando entram nas nossas casas. Apesar de serem uma ajuda natural para eliminar outros animais que, igualmente, aventuram-se nos nossos lares, a maioria das pessoas escolhe matá-las utilizando químicos, esmagando-as ou aspirando-as. Todavia, existem alternativas que não põem em causa a vida destes animais nem da nossa saúde e a dos animais de estimação, por ser uma forma natural e livre de componentes químicos.

O que usar?

Hortelã-pimenta. Com um odor agradável para os seres humanos mas intensamente horrível para os aracnídeos, basta misturar 20 gotas num borrifador com água e pulverizar nos locais onde as aranhas costumam surgir. Para aprofundar ainda mais a eficácia deste método, embebam bolas de algodão com este óleo e coloquem-nas em vários cantos da casa.

Cânfora. Para além de aranhas, também repele traças. Combinem cinco cubos de cânfora com um litro de álcool e ramos de alecrim. Deixem a mistura repousar durante sete dias e, no final, coem para um borrifador e usem semanalmente durante um mês.
Também podem usar somente a cânfora, seja em óleo ou em cubos, que se encontram à venda em drogarias e lojas de esoterismo.

Óleo de cedro. Juntem um litro de álcool com 200 ml de óleo de lavanda e 100 ml de óleo de cedro. Assim como a receita anterior, deixem repousar durante sete dias e borrifem pela casa uma vez por semana.

Citrinos. As aranhas não gostam de aromas cítricos. Aproveite as cascas para fazer um detergente caseiro e limpar a casa.


Imagem | Fonte