21/09/2013

Repelentes sem crueldade: Aranhas


Centro de uma das fobias mais comuns, as aranhas são presenças desagradáveis para muitos de nós quando entram nas nossas casas. Apesar de serem uma ajuda natural para eliminar outros animais que, igualmente, aventuram-se nos nossos lares, a maioria das pessoas escolhe matá-las utilizando químicos, esmagando-as ou aspirando-as. Todavia, existem alternativas que não põem em causa a vida destes animais nem da nossa saúde e a dos animais de estimação, por ser uma forma natural e livre de componentes químicos.


O que usar?

Hortelã-pimenta. Com um odor agradável para os seres humanos mas intensamente horrível para os aracnídeos, basta misturar vinte gotas num borrifador com água e pulverizar nos locais onde as aranhas costumam surgir. Para aprofundar ainda mais a eficácia deste método, embeba bolas de algodão com este óleo e coloque-as em vários cantos da casa.

Cânfora. Para além de aranhas, também repele planta traças. Combine cinco cubos de cânfora com um litro de álcool e ramos de alecrim. Deixe a mistura repousar durante sete dias e, no final, coe para um borrifador e use semanalmente durante um mês.
Também pode usar somente a cânfora, seja em óleo ou em cubos, que se encontram à venda em drogarias e lojas de esoterismo.

Óleo de cedro. Junte um litro de álcool com 200ml de óleo de lavanda e 100ml de óleo de cedro. Assim como a receita anterior, deixe repousar durante sete dias e borrife pela casa uma vez por semana.

Citrinos. As aranhas não gostam de aromas cítricos. Aproveite as cascas para fazer um detergente caseiro e limpar a casa.


Imagem | Fonte

2 comentários:

  1. Serve para afastar formigas e baratas francesas? Faz algum mal ou incomoda os gatos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Célia,

      Para os insectos que mencionou é preferível a citronela: aconselho o óleo para o interior da casa e a planta no exterior. Pode misturar com água e borrifar perto das portas e das janelas.
      Como trata-se de uma substância natural e perfumada não prejudica as crianças nem os animais.

      Um beijinho e disponha sempre :)

      Eliminar