02/12/2013

Receitas de Natal: Seitan no forno

Contrariamente ao pensamento maioritário, os perus são aves dotadas de inteligência que adoram socializar umas com as outras. As fêmeas têm um instinto maternal bastante aguçado, protegendo e defendendo as suas crias afincadamente. Estes animais conseguem reconhecer e recordar o rosto de uma pessoa, mesmo que esta esteja misturada com outras desconhecidas.

Especialmente durante esta época, milhões de perus são cruelmente barbarizados e assassinados para terem os seus corpos expostos nas mesas de inúmeras famílias que reúnem-se para festejar a alegria, o nascimento e a vida. Exterminar uma vida não enquadra-se nesse ambiente, pelo que mais vale tarde do que nunca considerar as alternativas existentes e, assim, salvar um animal da morte certa. O assado de seitan é perfeito para substituir o tradicional peru de Natal. É simples, é saboroso e cumpre os requisitos para complementar a ementa natalícia.


Ingredientes:
 
400 gramas de seitan;
500 gramas de batatas;
250 gramas de cenouras;
Três colheres de sopa de pasta de pimentão;
½ de chávena de azeite;
Uma cabeça de alhos;
Duas folhas de louro;
Uma colher de chá de pimenta.

Preparação:
 
Aqueça o forno a 180ºC. Coloque numa travessa de ir ao forno o pedaço de seitan inteiro e rodeie-o  com as batatinhas cortadas aos cubos e as cenouras às rodelas. Faça uns golpes na parte de cima do seitan e barre com a pasta de pimentão. Misture o azeite com os alhos picados, a pimenta, a folha de louro e o resto da pasta de pimentão. Deite este molho por cima do seitan, das batatas e das cenouras. Junte uma chávena de água e levar ao forno durante aproximadamente uma hora. Controle o forno para ver se não está demasiado seco. Se assim for, pode-se adicionar um pouco de água.

Receita em Centro Vegetariano.
Imagem | Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário