15/12/2013

Receitas com compaixão: Especial de Natal II


Ceia de Natal: entradas, prato principal e sobremesa.


Entrada: Bruschetta e pasta de feijão com alho e alecrim.

Ingredientes para a bruschetta:
Pão italiano;
Alho;
Azeite extra-virgem;
Tomates maduros aos pedacinhos;
Manjericão picado;
Sal.

Preparação:
Corte o pão em fatias com aproximadamente 1,5 centímetros. Espalhe um pouco de azeite num dos lados e doure as fatias, com o lado com azeite para baixo, numa frigideira quente. Corte um dente de alho grande ao meio e esfregue uma das metades na parte grelhada do pão. Poderá necessitar um dente de alho extra, dependendo da quantidade de pão que pretende preparar. Disponha os cubinhos de tomate sobre as fatias de pão: tempere com sal e manjericão fresco e regue generosamente com um fio de azeite.
Está pronto a servir.

Ingredientes para a pasta de feijão com alho e alecrim:
Duas chávenas de feijão branco cozido (escorrido e sem tempero);
½ de chávena de caju (que esteja de molho por seis horas);
Três dentes de alho picados;
Um ramo de alecrim;
Quatro colheres de sobremesa de sumo de limão;
1/4 de chávena de água;
Quatro colheres de azeite;
Sal e pimenta preta qb.

Preparação:
Aqueça o azeite numa panela ou numa frigideira pequena. Assim que estiver quente, mas não fervente, junte o ramo de alecrim, desligue o fogo e deixe descansar durante 10 minutos. Descarte o alecrim (não tem problema se algumas folhinhas ficarem na panela), aqueça o azeite novamente em lume brando e frite o alho até ficar bem dourado. Desligue o fogo, junte o feijão branco e mexa bem até incorporar todo o azeite. Transfira a mistura para o liquidificador, acrescentando o caju escorrido, o sumo de limão, a água, uma dose generosa de sal e pimenta preta a gosto. Triture até o caju desfazer-se completamente e a mistura ficar bem cremosa. A partir daí, bata mais 1 minuto (30 segundos-pausa-30 segundos) para incorporar ar no creme e deixar a textura mais leve. Corrija o tempeiro, se necessário. Sirva em temperatura ambiente, com pão, torradinhas ou palitos de legumes crus.


Acompanhamento: Puré de batata.

Ingredientes:
500 gramas de batatas;
Três ou quatro colheres de azeite extra-virgem;
Sal e pimenta preta qb.

Preparação:
Descasque e corte as batatas ao meio ou em quatro, dependendo do tamanho delas. Coloque as batatas numa panela média, acrescentando água suficiente pra cobri-las, uma pitada generosa de sal e disponha-as ao lume. Quando começar a ferver baixe o lume e deixe cozinhar coberto até as batatas ficarem bem macias. Retire as batatas da panela (reserve o líquido) e amasse-as ainda quentes com um espremedor de batatas. Junte o azeite - use somente três colheres se quiser um puré mais leve - e acrescente 1/2 de chávena da água da cozedura, sal e pimenta a gosto. Misture vigorosamente com uma colher de pau. Se você preferir o puré com uma consistência mais líquida, acrescente mais um pouco da água da cozedura até atingir a textura desejada. Corrija os temperos e sirva.

Puré de batata com espinafre:
Doure dois dentes de alho picados com uma colher de azeite. Junte três chávenas de espinafre lavado e picado e refogue durante um minuto. Tempere com sal e pimenta preta e junte à receita básica do puré.

Puré de batata com cenoura:
Só necessita de cozinhar 250 gramas de batata e 250 gramas de cenoura e seguir as instruções da receita básica.

Puré de batata com brócolos:
Doure dois dentes de alho picados com uma colher de azeite. Junte duas chávenas de brócolos picados, misture bem e deixe cozinhar coberto, em lume brando, até os brócolos amolecerem. Tempere com sal e pimenta preta e junte à receita básica de puré.

Puré de batata com hummus:
Prepare a receita básica com apenas duas colheres de azeite e acrescente duas colheres cheias de hummus.


Prato principal: Quiche de courgette, pimento vermelho e tomate seco.

Ingredientes para a massa:
Uma chávena de farinha de trigo;
  ½ de chávena de aveia fina;
Três colheres de gergelim tostado;
½ de colher de bicarbonato de sódio;
3/4 colheres de sal;
1/3 de chávena de azeite + uma colher de azeite;
1/4 de chávena de água.

Ingredientes para o recheio:
Três chávenas de tofu macio e amassado com os dedos;
Duas cebolas pequenas;
Quatro dentes de alho;
Duas chávenas e meia de courgettes em rodelas finas;
Um pimento vermelho;
1/3 chávenas de tomate seco picado;
Duas colheres generosas de manjericão picado;
Três colheres de azeite para untar;
Três colheres de sumo de limão;
Sal e pimenta preta qb.

Número de doses: quatro.
Tempo de confecção/cozedura: trinta a quarenta e cinco minutos, aproximadamente.

Preparação:
Prepare o recheio: unte ligeiramente com azeite uma placa de metal e disponha as fatias de courgette. Tempere com sal, regue com uma colher de azeite e asse no forno em lume médio/alto até ficar dourado em alguns lugares. Aproveite para assar o pimento vermelho simultaneamente. Quando o pimento estiver com a casca queimada, retire do forno e coloque imediatamente dentro de uma vasílha com tampa. O pimento vai suar e a casca vai descolar facilmente. Quando ele estiver morno, corte-o ao meio, descarte as sementes e a pele e pique-o em pedacinhos. Reserve.

Prepare a massa: misture todos os ingredientes e amasse bem até a textura assemelhar-se a areia húmida. Esfarele a massa sobre a forma e espalhe com os dedos, apertando bem para formar uma camada uniforme no fundo e nas laterais. Use uma forma com 28 centímetros de diâmetro. Asse a massa (sem recheio) durante 10 minutos e reserve.

Termine de preparar o recheio: enquanto a courgette assada arrefece, pique as cebolas e o alho. Aqueça duas colheres de azeite numa frigideira e refogue a cebola até ficar dourada. Junte o alho e cozinhe mais um minuto. Triture o tofu, a cebola e o alho refogados e junte o sumo de limão, o sal e a pimenta preta no liquidificador. Transfira a mistura para um recipiente grande. Junte o pimento grelhado, o tomate seco, a abobrinha assada e o manjericão. Misture bem.

Espalhe o recheio sobre a massa pré-assada e asse no forno em lume médio. A quiche está pronta quando as bordas estiverem douradas e o recheio inchar um pouco e ficar bem firme (aperte com a ponta dos dedos para testar).

Está pronta a ser devorada!


Sobremesa: Creme de chocolate e de laranja.

Ingredientes:
Uma chávena de abacate maduro, amassado e compactado;
Oito tâmaras;
Sumo de uma laranja grande;
Uma a uma colher e meia de raspas de laranja;
Três colheres de cacau;
Uma colher de extracto natural de baunilha;
Uma pitada de sal;
½ de leite de amêndoas;
Uma colher rasa de tahina (opcional).

Número de doses: oito (100 ml para cada dose).

Preparação:
Triture todos os ingredientes no liquidificador até obter uma pasta cremosa e homogénea: vai necessitar de parar o motor algumas vezes e mexer com uma colher para facilitar o trabalho. Seja paciente e triture até não sobrar nenhum pedaço de tâmara inteiro. Se sentir que o creme está muito espesso, junte mais um pouco de leite de amêndoas, sumo de laranja ou água. Prove e adicione mais tâmaras se considerar necessário.
Transfira o creme para os recipientes em que pretende servir a sobremesa. Cubra as porções com um pedaço de papel de alumínio e deixe descansar na geladeira durante doze horas antes de servir.

Receitas retiradas em Universo dos Alimentos.
Imagem | Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário