08/01/2014

Ágar-ágar: a alternativa à gelatina tradicional


O ágar-ágar é um hidrocolóide extraído de várias espécies de algas vermelhas agarófitas, pertencentes à classe Rodophyta. Os principais géneros destas algas agarófitas são a Gellidium, a Gracilaria, a Gelidiela e a Pterocladia. É uma alternativa vegetal à gelatina convencional,  uma substância obtida ao ferver-se produtos provenientes dos corpos dos bovinos, como os ossos, a pele e as cartilagens.
Geralmente é comercializada em pó, bastando uma colher de chá para criar uma dose de gelatina equivalente a uma chávena. Dez vezes mais gelificante do que a gelatina proveniente de origem animal, não necessita de frio porque não derrete à temperatura ambiente e não altera o sabor dos alimentos, podendo ser utilizada em várias receitas culinárias, passando de sobremesas a pratos salgados.

Comparação de quantidades

12g de gelatina em pó (6 folhas) = 4g de ágar-ágar em pó
1 folha de gelatina = 1/3 c. de chá de ágar-ágar em pó
1 c. de chá de gelatina em pó = 1/3 c. de chá de ágar-ágar em pó
1 folha de gelatina = 1 c. de chá de ágar-ágar em flocos
1 c. de sopa de ágar-ágar em flocos = 1 c. de chá de ágar-ágar em pó

Como utilizar?

Basta ferver, durante cinco minutos, uma colher de chá de ágar-ágar por 250ml do sumo da(s) fruta(s) que deseja para fazer a sua gelatina vegetal. Seguidamente, verta a mistura para uma forma e deixe arrefecer para gelificar.
Pode usar mais ou menos ágar-ágar, de acordo com o seu gosto, e acrescentar pedaços de fruta.

E o colagénio?

A gelatina de origem animal deve-se à proteína derivada da hidrólise parcial do colagénio: devido a tal, tornou-se banal relacionar o consumo de gelatina com os benefícios para a saúde dos ossos, da pele e do cabelo. No entanto, já foi comprovado que é muitíssimo mais eficiente ter uma alimentação saudável e com alimentos ricos em proteínas complexas do que consumir colagénio, pelo que é importante introduzir, na nossa dieta, leguminosas, grãos, frutos secos, frutas e verduras que estimulam a produção dos aminoácidos para a formação do colagénio.

Motivos para escolher o ágar-ágar

• É livre de crueldade por não implicar a morte de animais;
• Ajuda a regular o intestino;
• É saciante;
• Não altera o sabor dos alimentos;
• Não derrete à temperatura ambiente;
• É mais rentável;
• Livre de corantes e de conservantes artificiais;
• Extremamente versátil.

Onde comprar?

Em vários hiper e supermercados, na zona dos produtos naturais, e em lojas similares ao Celeiro.


Imagem | Pinterest