01/09/2014

Taiji, a baía da vergonha


Cerca de 20,000 golfinhos, botos e pequenos cetáceos são brutalmente assassinados todos os anos no Japão. Destes, 18,000 são mortos nas águas do norte do Japão e mais 2000 são capturados na baía de Taiji. Esta prática acontece entre os meses de Setembro a Março.

Nas águas perto de Taiji, os golfinhos avistados junto à costa são rodeados por um conjunto de barcos de pescadores e conduzidos para a baía onde ficarão encurralados com redes. Serão posteriormente submetidos a um brutal processo de selecção:

 Os golfinhos mais aptos a serem treinados e com melhor aparência são escolhidos por treinadores no local, para serem vendidos para delfinários, parques aquáticos, zoos e programas para que as pessoas possam nadar com golfinhos, para todo o mundo.

 A maioria dos restantes será morta para consumo, enfrentando uma morte lenta e dolorosa (serão espetados com facas e lanças na coluna cervical, ficando em agonia por um longo período de tempo).

Alguns golfinhos são novamente libertados no mar. Traumatizados pelo que viveram, com o seu grupo destruído, sem os jovens da próxima geração e sem muitos dos mais velhos para os guiar, ficam à sorte, com pouca probabilidade de prosperarem.

A caça aos golfinhos e baleias é uma prática bárbara ancestral, vista e justificada pelo governo japonês como uma tradição.

Não financiem a exploração de golfinhos e baleias em cativeiro

O aumento da procura de golfinhos vivos para parques aquáticos constitui um grande incentivo para os pescadores, que daí obtêm grande lucro, não sendo significativo aquele que conseguem pela venda da sua carne para consumo.

Golfinhos em cativeiro

Os golfinhos são animais de aparência sorridente, o que leva a maioria das pessoas a acreditar que estão felizes. Muitos dos golfinhos mantidos em cativeiro foram retirados do seu habitat natural, separados da sua família, capturados e transportados para locais distantes. Muitos morrem no transporte. Aqueles que sobrevivem estão condenados a viver toda a sua vida num tanque, obrigados a fazer truques para entreter multidões aos gritos  estes truques são ensinados, geralmente, através da privação de alimento.
Os golfinhos vivem extremamente infelizes em cativeiro e é comum que deprimam e tenham uma morte precoce. O mesmo acontece com as baleias.

Esta prática bárbara acontece todos os anos graças:

• Ao apoio do governo japonês, que a defende e financia;
• À actuação brutal e insensível dos pescadores que cometem esta atrocidade;
• Ao financiamento dos parques aquáticos e delfinários de todo o mundo, que assentam o seu negócio na exploração destes animais;
• À indiferença ou desinformação de todas as pessoas que promovem, divulgam e financiam parques aquáticos onde estes animais são mantidos em cativeiro.

A responsabilidade não incide sobre o povo japonês, mais do que sobre os países que encomendam golfinhos vivos para cativeiro ou as pessoas que financiam estas práticas.

Ao financiar e promover delfinários e parques aquáticos que mantêm estes animais em cativeiro, estamos a promover esta prática absolutamente cruel.

Texto adaptado de Sandra Duarte Moço.

-------------------------------

Documentários relacionados:

The Cove
Blackfish