11/03/2015

O copo menstrual: Uma opção segura e ética


O desejo primordial da mulher, durante o ciclo menstrual, é sentir-se limpa e segura: inúmeras marcas e tampões prometem esse conforto e higiene e podem ser encontrados em qualquer supermercado e nas lojas de conveniência. Todavia, até que ponto são seguros?

Para além de algumas marcas serem testadas em animais (como a O.B e a Evax), muitos absorventes tradicionais têm químicos que podem causar alergias e irritações. Uma alternativa prática, saudável, ecológica e económica é o copo menstrual.

Porquê prático?
Porque, ao contrário dos pensos higiénicos, permite fazer exercício, praticar natação e ir à praia, não tem aquele fio incómodo como os tampões e pode ser usado durante oito a doze horas enquanto os outros absorventes precisam de ser mudados de quatro a quatro horas.

Porquê saudável?
Porque é feito de silicone, o que torna-o hipoalergénico. É igualmente antibacteriano visto que, contrariamente aos absorventes convencionais, recolhe o fluxo menstrual em vez de absorvê-lo.

Porquê ecológico?
O impacto ambiental causado pela utilização de pensos e tampões é bastante forte: calcula-se que são usados cerca de 13.699 absorventes por segundo nas zonas urbanas, o que resulta em 432.000.000.000.000 (432 bilhões) de absorventes depositados em lixeiras e aterros.

Porquê económico?
Em média, uma mulher gasta mais de dois mil e quatrocentos euros com absorventes ao longo da sua vida: um único copo menstrual fica pago em três ou quatro meses de utilização e dura dez anos.

Como se insere o copo menstrual?
Há várias maneiras de fazê-lo. Vejam os vídeos abaixo para alguns exemplos.





O copo fixa-se mais abaixo do que o tampão. Para retirá-lo deve-se puxar gentilmente a pega até chegar à entrada da vagina: de seguida, aperta-se a base para libertar o vácuo e puxa-se lentamente o copo até ser removido por completo.

Outro ponto importante é escolher uma marca certificada. Há muitos copos menstruais, principalmente os que são produzidos na China, com preços apelativos mas que não são seguros devido aos seus materiais. Estamos a falar de um produto que é inserido no nosso canal vaginal, pelo que é preferível pagar mais e preservar a nossa saúde. Mais informações sobre este assunto aqui.

As marcas existentes em Portugal são a LunetteMeLunaLadyCupOrganiCup e Ruby Cup. Além dos espaços online, podem ser encontrados em farmácias, em algumas lojas de produtos naturais (como o Celeiro) e na Well's.


Experimentem e sintam-se mais livres :) 


Imagem | Fonte

2 comentários:

  1. Sempre tive interesse e curiosidade, mas ainda não experimentei.

    Como não consigo usar tampões, sinto receio de acontecer o mesmo...

    No entanto considero um produto promissor e amigo do ambiente! :)

    Beijinho! *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana ^_^ Eu entendo porque também tenho o mesmo receio que tu. Até ponderares se experimentas ou não o copo, vê estas marcas de absorventes cruelty-free.

      Beijinho*

      Eliminar