28/11/2015

Os benefícios do óleo de coco


O óleo de coco possui propriedades que vão muito mais além da alimentação: óptimo para a pele e para o cabelo, bem como um substituto de diversos produtos de higiene habituais, esta maravilha da Natureza promete deixar-nos rendidos com as suas fantásticas propriedades.


Cabelo: 

O óleo de coco penetra profundamente nas fibras capilares, hidratando o cabelo intensamente. Para aplicá-lo basta seguir estes passos:

Aquecer o óleo de coco em banho-maria até atingir o estado líquido. Deixá-lo arrefecer um pouco e espalhá-lo pelo cabelo;
Tapar o cabelo com uma touca térmica ou com uma toalha macia e deixar o óleo actuar durante duas a quatro horas;
Enxaguar muito bem o cabelo até extrair todo o óleo. Convém lavar muito bem e passar o champô duas vezes.

Os fios ficam mais leves, muito mais macios e sedosos. As pontas espigadas também são recuperadas.
Este tratamento pode ser feito uma a duas vezes por semana.


Rosto/Corpo:

Para o rosto:

Fazer a rotina de limpeza e secar a pele delicadamente com uma toalha macia;
Esfregar um pouco de óleo de coco ao redor dos olhos (uma quantidade equivalente a metade de uma ervilha chega).

O óleo ajuda a hidratar a epiderme mais fina, funcionado como um anti-rugas. Também pode ser  aplicado nos lábios e nas zonas mais secas do rosto, utilizando uma quantidade muito parca, e fazendo movimentos subtis e circulares.
O óleo também funciona como um removedor de maquilhagem natural: só é necessário colocar um pouco num algodão e já está.

Para o corpo, pode ser utilizado como se fosse um creme hidratante após o banho. Espalha-se bem e massaja-se até à total absorção do óleo.
O óleo de coco também ajuda a atenuar cicatrizes: neste caso, deve-se usar uma quantidade generosa na zona afectada e esfregar, duas vezes por dia.

Atenção: Nem todas as peles são compatíveis com o óleo de coco. Façam um teste numa zona pouco visível (atrás da orelha, por exemplo) antes de experimentarem o óleo.


Como meio de depilação: 

Ora aí está uma coisa boa: o óleo de coco pode substituir as mousses depilatórias, que costumam ter lanolina (proteína extraída da lã de ovelha) Além disso, as marcas mais conhecidas são testadas em animais.
Para tal, devemos esfregar o óleo na pele e depilar com uma lâmina comum. As propriedades hidratantes do óleo de coco vão reduzir a probabilidade de irritação e deixar a pele suave.


Como desodorizante:

8 colheres de sopa de óleo de coco + 4 colheres de chá de bicarbonato de sódio + 2 a 4 gotas de óleo essencial à escolha (opcional) = desodorizante natural e não agressivo.

Como fazer:

Derreter o óleo de coco em banho-maria, adicionar o bicarbonato de sódio, misturar bem, acrescentar as gotas do óleo essencial e misturar bem mais uma vez. Colocar num recipiente com tampa e deixar no frigorífico até endurecer.



Aproveitem a versatilidade do óleo de coco para substituir produtos testados em animais e/ou com ingredientes de origem animal;
Prefiram óleo de coco biológico e prensado a frio;
Evitem óleo de coco refinado, visto que possui aditivos e é processado de uma maneira que leva à perda de alguns dos compostos naturais que o tornam único.

3 comentários:

  1. Já sabia que o óleo de coco era óptimo para o cabelo mas desconhecia que tinha tantos usos!

    Marta Rodrigues, Majestic
    Passatempo! Palette Cocoa Blend da Zoeva!

    ResponderEliminar
  2. Olá, Mel!
    O óleo de côco também é ótimo como antibacteriano bucal :D (muita gente até mistura com bicarbonato de sódio e óleo essencial de hortelã como pasta de dentes)

    ResponderEliminar
  3. Nossa não imaginava que óleo de Coco era tão versátil assim, conhecia as funções para o cabelo somente.

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderEliminar