28/11/2015

Os benefícios do óleo de coco


O óleo de coco possui propriedades que vão muito mais além da alimentação: óptimo para a pele e para o cabelo, bem como um substituto de diversos produtos de higiene habituais, esta maravilha da Natureza promete deixá-la/o rendida/o com as suas fantásticas propriedades.


Cabelo: 

O óleo de coco penetra profundamente nas fibras capilares, hidratando o cabelo intensamente. Só precisa de aquecê-lo até atingir o estado líquido, deixá-lo arrefecer um pouco e espalhá-lo pelo cabelo. Pode fazer uma trança e deixar o óleo actuar a noite inteira ou colocar uma touca térmica e aguardar durante duas a quatro horas. Depois, lave muito bem o cabelo até extrair todo o óleo e cuide dele como naturalmente. Notará que os fios ficam mais leves, muito mais macios e verdadeiramente sedosos - e as pontas espigadas recuperadas.
Faça esse tratamento uma ou duas vezes por semana.


Rosto/Corpo:

Para o rosto, faça a sua rotina de limpeza e seque a pele delicadamente com uma toalha macia. Esfregue um pouco de óleo de coco ao redor dos olhos (uma quantidade do tamanho de uma ervilha ou menos chega). O óleo ajuda a hidratar a epiderme mais fina, funcionado como um anti-rugas. Aplique-o também nas zonas mais secas do rosto, utilizando uma quantidade muito parca, e faça movimentos subtis e circulares. Use-o também nos lábios.
O óleo também funciona como um removedor de maquilhagem natural: só necessita de colocar um pouco num algodão e já está.

Para o corpo, utilize-o como se fosse um creme hidratante após o banho. Espalhe bem e massaje até à total absorção do óleo.

O óleo de coco também ajuda a atenuar cicatrizes. Use uma quantidade generosa na zona afectada e esfregue. Repita duas vezes por dia. Com o tempo, o tamanho da cicatriz reduzirá.


Como meio de depilação: 

Ora aí está uma coisa boa: o óleo de coco pode substituir as mousses depilatórias, que estão carregadas de lanolina (proteína extraída da lã de ovelha).
Esfregue generosamente sobre a pele e depile com uma lâmina comum (boicote a Gillette: esta pertence à Procter & Gamble, que testa em animais). As propriedades hidratantes do óleo de coco vão reduzir a probabilidade de irritação e deixar a pele suave.


Como desodorizante:

Oito colheres de sopa de óleo de coco + quatro colheres de chá de bicarbonato de sódio + quatro gotas de óleo essencial à sua escolha (opcional) = desodorizante natural e não agressivo.
Só precisa de derreter o óleo de coco em banho-maria, adicionar o o bicarbonato de sódio, misturar bem, acrescentar as gotas do óleo essencial e misturar bem mais uma vez. Coloque num recipiente com tampa e deixe no frigorífico até endurecer.



Aproveite a versatilidade do óleo de coco para substituir produtos testados em animais e/ou com ingredientes de origem animal. Evite óleo de coco refinado, visto que possui aditivos e é processado de uma maneira que leva à perda de alguns dos compostos naturais que o tornam único. Prefira biológico e prensado a frio (como a Vitaquell).

3 comentários:

  1. Já sabia que o óleo de coco era óptimo para o cabelo mas desconhecia que tinha tantos usos!

    Marta Rodrigues, Majestic
    Passatempo! Palette Cocoa Blend da Zoeva!

    ResponderEliminar
  2. Olá, Mel!
    O óleo de côco também é ótimo como antibacteriano bucal :D (muita gente até mistura com bicarbonato de sódio e óleo essencial de hortelã como pasta de dentes)

    ResponderEliminar
  3. Nossa não imaginava que óleo de Coco era tão versátil assim, conhecia as funções para o cabelo somente.

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderEliminar