28/11/2015

Os benefícios do óleo de coco


O óleo de coco possui inúmeras propriedades cosméticas: óptimo para a pele e para o cabelo, bem como um substituto de diversos produtos de higiene habituais, esta maravilha da Natureza promete deixar-nos rendidas.


Cabelo

O óleo de coco penetra profundamente nas fibras capilares, nutrindo o cabelo intensamente. Para aplicá-lo basta seguir estes passos:

Aquecer o óleo de coco em banho-maria até atingir o estado líquido e espalhá-lo pelo cabelo, madeixa a madeixa;
Tapar o cabelo com uma touca térmica ou com uma toalha macia e deixar o óleo actuar durante duas a quatro horas;
Enxaguar muito bem o cabelo até extrair todo o óleo. Convém lavar muito bem e passar o champô duas vezes.

Os fios ficam mais leves, muito mais macios e sedosos. As pontas espigadas desaparecem como por magia e deixam de ser um problema.
Este tratamento pode ser feito uma a duas vezes por semana, dependendo das necessidades do cabelo. Se os fios estiverem muito ressecados e estragados, duas vezes por semana são recomendadas; para cabelo seco a normal, uma vez por semana é suficiente.


Rosto/Corpo

Para o rosto, fazer a rotina de limpeza e secar a pele delicadamente com uma toalha macia. Esfregar um pouco de óleo de coco ao redor dos olhos (uma quantidade equivalente a metade de uma ervilha chega). O óleo ajuda a hidratar a epiderme mais fina, funcionado como um anti-rugas. Também pode ser  aplicado nos lábios e nas zonas mais secas do rosto, utilizando uma quantidade muito parca, e fazendo movimentos subtis e circulares.
O óleo também funciona como um removedor de maquilhagem natural: só é necessário colocar um pouco num algodão e já está.

Para o corpo, pode ser utilizado como se fosse um creme hidratante após o banho. Espalha-se bem e massaja-se até à total absorção do óleo.
O óleo de coco também ajuda a atenuar cicatrizes: neste caso, deve-se usar uma quantidade generosa na zona afectada e esfregar duas vezes por dia.

Atenção: Nem todas as peles são compatíveis com o óleo de coco: quem tem pele mista, oleosa ou acneica deve evitá-lo. Façam um teste numa zona pouco visível (atrás da orelha, por exemplo) antes de experimentarem por completo.


Como meio de depilação

Ora aí está uma coisa boa: o óleo de coco pode substituir as mousses depilatórias, que costumam ter lanolina (proteína extraída da lã de ovelha) Além disso, as marcas mais conhecidas são testadas em animais.
Para tal, devemos esfregar o óleo na pele e depilar com uma lâmina comum. As propriedades hidratantes do óleo de coco vão reduzir a probabilidade de irritação e deixar a pele suave.


Como desodorizante

8 colheres de sopa de óleo de coco + 4 colheres de chá de bicarbonato de sódio + 2 a 4 gotas de óleo essencial à escolha (opcional) = desodorizante natural e não agressivo.

Como fazer:

Derreter o óleo de coco em banho-maria. Adicionar o bicarbonato de sódio, misturar bem, acrescentar as gotas do óleo essencial e misturar bem mais uma vez. Colocar num recipiente com tampa e deixar no frigorífico até endurecer.

--------------------------

Aproveitem a versatilidade do óleo de coco para substituir produtos testados em animais e/ou com ingredientes de origem animal;
Prefiram óleo de coco biológico e prensado a frio;
Evitem óleo de coco refinado, visto que possui aditivos e é processado de uma maneira que leva à perda de alguns dos compostos naturais que o tornam único.


Imagem | Google