04/01/2016

Queijo de caju



Opção I

Ingredientes:

Uma chávena de cajus;
Sumo de um limão;
Uma colher e meia de sopa de polvilho azedo;
Uma colher de sopa de ágar-ágar;
Meia colher de chá de sal;
Temperos à escolha.


Preparação:

Coloque os cajus de molho durante algumas horas.
Deite os cajus num liquidificador, com uma chávena e meia de água, e bata tudo até obter uma pasta homogénea.
Verta a pasta numa panela e junte o sumo do limão, o polvilho azedo, o sal e o ágar-ágar.
Deixe em lume médio e mexa sempre até começar a ferver.
Mexa por mais cinco minutos quando ferver.
Retire do lume e tempere o preparado com os temperos que desejar (cominhos, óregãos, paprika, pimenta, entre outros).
Distribua num recipiente de vidro e leve ao frigorífico durante três a quatro horas.


Este queijo vegetal serve para barrar no pão, apesar da sua consistência firme. Todavia, se prefere um queijo em pasta, siga antes a receita indicada abaixo:


Opção II

Ingredientes:

Uma chávena de cajus (também deixados de molho durante, pelo menos, uma hora);
Duas colheres de chá de sumo de limão;
Meia colher de chá de sal;
Duas pitadas de pimenta preta;
Um quarto de chávena de água.

Preparação:

Mergulhe, escorra e lave os cajus.
Coloque-os num processador de alimentos juntamente o sumo de limão, o sal e a pimenta.
Pulse durante um minuto para combinar os ingredientes.
Adicione a água e continue a processar durante dois a quatro minutos, até a mistura ficar cremosa.

Está feito :)



Primeira receita: Crescer vegetariano.
Segunda receita:  Clean Food Dirty Girl.
Imagem: Idem.

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