07/03/2016

Como repelir pulgas e carraças

Prevenir é a melhor arma para evitar o surgimento desses malandrecos. A Primavera é a época em que estes começam a surgir, pelo que é preferível começar a proteger a casa e os animais antes da chegada do equinócio.



Se tem jardim ou quintal, procure manter a relva bem aparada e o espaço limpo. Plante crisântemos, gerânio rosa e plantas que façam parte do género botânico Mentha, como a hortelã-pimenta e o poejo: todas elas ajudam a afastar as pulgas e as carraças. Não se esqueça também da poderosa citronela, que para além desses pequenos animais também repele moscas, mosquitos (bom para prevenir a leishmaniose, embora a vacinação deva ser tomada como prioridade), baratas, formigas, entre outros.



Para proteger os animais experimente este repelente natural:

Folhas de erva cidreira ou citronela;
200 mililitros de álcool 70;
200 mililitros de vinagre branco;
600 mililitros de água;
Cravo.

Bata todos os ingredientes no liquidificador até tudo ficar muito bem triturado. Insira o produto num borrifador (não é necessário coar).
O repelente deve ser passado diariamente nos cães e gatos. Tome cuidado com a zona dos olhos e do focinho.
O produto ajuda a afastar as pulgas e carraças; no entanto, é ineficaz quando o animal já está infestado, pelo que é realmente importante prevenir.

Se preferir um produto industrializado, o repelente da Orme Naturali é uma alternativa. Este age como uma barreira protectora e também alivia a pele irritada do animal.


Todas as informações necessárias sobre o produto encontram-se aqui e pode adquiri-lo online na Efeito Verde.


Para proteger a casa procure mantê-la bem limpa e arrumada. Limpe e areje o espaço sempre que puder, tendo especial atenção com as carpetes, cobertores e lençóis.
Para fazer um repelente caseiro contra as pulgas use o sumo de dois limões, oito colheres de sopa de vinagre branco e dez folhas de menta fresca. Num recipiente, misture tudo com água quente e deixe repousar de um dia para o outro. Coe a mistura, despeje-a num borrifador e pulverize perto das portas e nos cantos da casa.



Recursos utilizados:

2 comentários:

  1. A hortelã-pimenta já conhecia como repelente, é até uma das ervas que aconselham semear para prevenir algumas pragas nas hortas (irei brevemente semear na minha). Mas as flores não sabia que tinham esse efeito.
    Obrigada pela partilha da receita ecológica de repelente de pulgas, não sabia. Coitada da minha cadelita, no ano passado sofreu tanto. Não resultou pipeta, não resultou coleira repelente, nada. Tivemos que lhe dar um comprimido e só isso é que resultou. Este ano vou fazer essa receita e testar, para ver se resulta nela.
    Beijinhos e bom domingo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que funcione, até porque é sempre preferível utilizar algo natural. A chave para ser eficaz é começar a usar repelentes antes da chegada das pulgas e das carraças :)

      Beijinho*

      Beijinho*

      Eliminar