25/06/2016

Antes estava sozinho. Agora tem mais de dez mil amigos

Uma bonita história, partilhada com magníficas fotografias e mensagens de sensibilização sobre o abandono dos animais. Golden esperava, no canil municipal de Braga, por alguém que lhe desse amor e o visse mais do que um mero cão rafeiro: Neuza Teixeira e João Fernandes ofereceram-lhe esse amor, adoptando-o em Junho de 2015.

“Em pouco tempo, o Golden tornou-se a maior bênção das nossas vidas. Ao partilhá-la, acreditamos que poderemos ajudar mais pessoas (e animais) a serem felizes”, salienta o casal.



A página, para além de relatar os dias de Golden, questiona o preconceito que ainda existe em relação aos cães sem raça definida, bem como procura transmitir a relevância da adopção como forma de salvar um animal abandonado.

“Tratar bem os animais, dando-lhes carinho, zelando pela sua saúde, levando-os à rua vezes suficientes. Não discriminar os rafeiros, só porque os seus pais eram de raças diferentes. Perceber que a raça não é determinante para um cão ser perigoso, uma vez que isso depende, acima de tudo, da educação. Não tratar os animais idosos como se fossem lixo. Não encarar as férias como uma oportunidade para se descartar os nossos fiéis amigos. Perceber que ajudar animais é legítimo, e não um desvario de quem devia ajudar pessoas pobres, em vez de gastar tempo e recursos com a causa animal. Todos eles parecem silogismos óbvios, de senso comum. 
Contudo, tanto durante, como antes de termos adoptado o Golden, ouvimos muitas pessoas a apregoarem ideias como “os rafeiros não prestam”, “só gosto de cães bebés, quando crescem já não são giros”, “todos os pit bulls são perigosos”, “quem tem animais de estimação tem de ser rico, ter uma quinta, ou privar-se de férias e de uma vida confortável” ou “as associações e pessoas que ajudam animais têm as prioridades trocadas, deviam fazer algo de realmente útil”. 
Estupefactos com tais concepções, decidimos rebatê-las. Demonstrar que essas falácias não fazem sentido. Como? Através da vida de um cão. Um cão que, em apenas 1 ano, teve o condão de nos mostrar um amor que nos marcará para sempre. O Golden.”

Neuza Teixeira e João Fernandes 


GOLDEN DAYS


Notícia: webraga.pt
Fotografias: Golden Days

11 comentários:

  1. os animais sao tao fofos n consigo perceber as pessoas q os conseguem abandonar

    ResponderEliminar
  2. Animais são mesmo tudo de maravilhoso!
    Sigo o página do Golden e sou fã!
    Conheço a Neuza do tempo em que ela estava inserida num grupo que organizava caminhadas. Juntou seu talento para fotografar com o seu novo amor :) Hoje está na luta contra os maus tratos e abandono animal! Bem haja guerreira!
    Coco and Jeans By Marisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamos de mais pessoas como ela, sem dúvida alguma :)

      Eliminar
  3. Boa! Sendo assim tiveste muita sorte. Eu digo sempre que é uma questão de irmos experimentando :)

    Sem dúvida alguma que cada vez mais acho que os animais conseguem ser muito melhores "cidadãos" que as pessoas.

    NEW PERSONAL POST | My Hair Care Routine.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  4. Que cão amoroso! Sinceramente não compreendo o "preconceito" que as pessoas têm em relação aos cães sem raça pura. É só um detalhe, não devia ser assim tão importante
    Kisses,
    Messy Hair, Don't Care

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para muitas pessoas é importantíssimo, o que demonstra que muitos continuam a ver os animais como simples objectos ou troféus. Aliás, no meu ver, catalogar animais como raça pura, sem raça definida, raça pura mas que não pode ser usada em concursos (albinos em geral), raça potencialmente perigosa, etc, é perpetuar ainda mais esse preconceito e coisificação dos mesmos.

      Eliminar
  5. Muito obrigado pelas dicas :D Sem dúvida que estamos sempre a aprender. Nunca usei nenhum dos produtos que referenciaste mas já li maravilhas acerca dos produtos da Babaria :D Em relação à Lush só lamento viver longe :(

    NEW DECOR POST | Modern Room Decor
    ×Pieces Of Me, Blog
    ×@mgouveiaa, instagram
    ×Facebook Official Page

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Lush tem loja online, é uma questão de dares uma vista de olhos :)

      Beijinho*

      Eliminar