01/06/2016

Beijos veganos com um toque de vermelho


Encontrar um baton vegano é difícil - e se for vermelho mais difícil consegue ser. A maioria dos batons vermelhos consegue a sua cor flamejante através de um pigmento derivado de um pequeno insecto: a cochonilha.

A cochonilha, designada também como carmim ou E120, é normalmente especificada como "corante natural de carmim de cochonilha" e trata-se de um elemento extraído dos corpos secos dos pequenos insectos. A substância de cor vermelha está presente apenas nas fêmeas e atinge a sua concentração máxima quando estas estão com ovos.
O corante é usado para dar cor a batons e a variados produtos com o propósito de enfatizar tons rosas ou vermelhos (desde outros cosméticos, alimentos e roupas). Para produzir uns insignificantes quatrocentos gramas deste corante esmagam-se mais de setenta mil insectos para a sua obtenção. Entre as alternativas para o carmim há o sumo de beterraba, um corante natural e que não é tóxico contrariamente ao carmim, tendo em conta que o último pode provocar alergias.
Sem contar com a cochonilha, os batons geralmente têm outros ingredientes de origem animal (como a cera de abelha) e a leitura dos mesmos pode tornar-se numa dor de cabeça. A pensar nisso, várias marcas nasceram e/ou começaram a vender maquilhagem vegana.

Admito que não percebo nada, mas mesmo nada, de maquilhagem: quando alguém comenta que usar esponja é melhor que pincel e que usar pincel é melhor do que esponja, que um bom anti-olheiras tem uma consistência cremosa, que as melhores sombras são as compactas, e não sei quê, fico sempre com cara de ponto de interrogação.


Mesmo assim, espero que esta publicação ajude quem está a procurar por batons veganos. Não posso deixar opinião porque não uso, mas quem tiver experimentado alguma marca das mencionadas (ou conheça outras marcas veganas/com opções veganas que possam ser adquiridas em Portugal) pode comentar à vontade :)


Após uma breve pesquisa escolhi a Lush por uma questão prática, visto ser possível comprar os produtos na loja física. A empresa lançou-se nesta esfera e oferece agora uma panóplia de batons. São todos veganos, líquidos, custam 17,95 euros e estão visíveis no sitePara quem não tiver a possibilidade de visitar as lojas pode sempre encomendar online.




A GOSH é uma marca dinamarquesa que não testa em animais e também tem alguns produtos totalmente veganos, incluindo batons com tons vermelhos. É preciso ter cuidado quando se pesquisa por maquilhagem desta marca: aparentemente a empresa considerava como veganos produtos com cera de abelha e até mesmo carmim (oh minha nossa senhora das azeitonas). Nesta lista que forneceram, por exemplo, encontram-se incluídos os batons Velvet Touch, sendo que todos eles têm cera de abelha. Todavia, parece que já se retrataram e encontrei uma lista mais recente: após procurar a composição dos produtos incluídos nela concluí que a dita é de confiança. De acordo com a mesma, a cosmética vegana para os lábios da GOSH é esta:

LIP GLOSS
Intense Lip Colour
Kiss Me! Moisturizing Lip Balm: (02, 03, 04, 05, 06 ,07 & 08)
Light’N Shine
Volume Lip Shine

LIPSTICK
Forever Lip Shine (001, 003, 004, 005, 006, 007, 008, 009 & 010)

LIP LINER
Velvet Touch Lip Liner Waterproof

LIP MARKER
Long Lasting Lip Marker

LIP PRIMER
Velvet Touch Lip Primer

Alguns produtos da marca podem ser encontrados nas lojas Well's.



Outras opções que encontrei mas que só podem ser adquiridas online são as seguintes:


Pacifica: a loja online oficial não envia para Portugal mas é possível fazer compras pela Amazon ou pela iHerb.




e.l.f: o site que vende para Portugal é este mas tem uma condicionante; só é possível efectuar compras com cartão de crédito ou paypal. No entanto, dá igualmente para comprar na Lojinha da Janina e o método de pagamento é mais fácil. A marca também encontra-se à venda na Miss A, uma loja online onde tudo custa um dólar e os portes de envio para Portugal são, em média, nove euros.




BWC (Beauty Without Cruelty): como o nome indica, é outra marca de cosméticos autenticamente veganos e disponibiliza também batons vermelhos: as encomendas podem ser feitas no site ou na Fair Fair (loja virtual existente em Portugal, o que torna as compras menos dispendiosas).




Crazy Rumors: não é propriamente vermelho, mas vale a pena deixar aqui para quem gosta de coral. Este lip balm com cor pode ser encontrado à venda no Veggitable.



A Pacifica, a e.l.f e a BWC são 100% veganas e vendem outros produtos de maquilhagem, desde sombras, bases, eyeliners, blushes, entre outros.
A Crazy Rumors é 100% vegana e dedica-se a hidratantes labiais.
A Lush utiliza o símbolo Vegan para distinguir os produtos que não o são e também vende eyeliners (todos veganos), sombras (todas veganas), bases (todas são veganas à excepção da Jackie Oates), máscara e pó solto.
A GOSH não distingue os produtos veganos dos não veganos, pelo que é necessário ter atenção aos ingredientes.



Veja a lista completa de aditivos de origem animal (ou provavelmente de origem animal) aqui.




2 comentários:

  1. Obrigada pela partilha! Batons são o meu item de maquilhagem favorito e o que tenho em maior quantidade. Por enquanto estou a usar todos os que comprei antes de decidir começar a usar produtos cruelty-free, mas quando for altura de comprar novos vou-me lembrar desta lista.

    Kill Your Barbies

    ResponderEliminar
  2. Obrigado querida Mel :D Acredita que terei em conta essa indicações assim que lá volte. É sempre bom levarmos tudo mais ou menos planeado :D

    Pessoalmente e, como Homem, adoro ver uma mulher com baton bem escuro :)

    NEW OUTFIT POST | A Cada Passo / A maior novidade do ano.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar