16/06/2016

E que tal barrar o coração com Nutella vegana?

A Nutella tem gordura de palma, proveniente do óleo de palma. O óleo de palma é o grande responsável pela desflorestação que causa a desabitação dos orangotangos, o que acaba por levar à morte de um grande número de indivíduos, tendo em conta que são caçados e abatidos para que não invadam as plantações. Os animais são vítimas dos mais variados abusos e torturas: são queimados, mutilados, espancados e, na maior parte dos casos, comidos. Muitas mães são mortas e as suas crias traficadas para servirem como animais domésticos ou para entretenimento.
O ritmo do desmatamento florestal é também insustentável e asfixiante, conseguindo chegar às proporções de três a seis campos de futebol num curto espaço de tempo: a obtenção do óleo de palma reflecte um problema abismal a nível ambiental que muitas pessoas ainda não têm conhecimento.

Infelizmente, muitos alimentos têm óleo de palma. Desistir de procurar por alternativas acaba por acontecer na maior parte das vezes, visto que a sensação de não conseguir escapar ao óleo de palma é pujante. No entanto, as nossas escolhas, somadas a um pequeno esforço, podem conseguir varrer o óleo de palma dos produtos alimentares que seleccionamos, nem que seja parcialmente. Não podemos esquecer que partilhamos este planeta com os outros animais e com a natureza, pelo que é um dever nosso tentar mitigar tudo o que seja nocivo para ambos.

Para além do óleo de palma, a Nutella tem leite - e por aqui já se falou razoavelmente sobre a crueldade que mina as indústrias dos lacticínios. Posto isto, deixo aqui algumas receitas veganas alternativas.

 
Primeira opção:

Necessita de:

Duas colheres de medida de óleo de coco (não sou muito boa em medidas, mas acho que equivale sensivelmente a quatro colheres de sopa);
Duas a três colheres de medida de cacau em pó;
Meia chávena de manteiga de avelã (aprenda a fazer aqui).

Aqueça e misture todos os ingredientes numa panelinha. Pode adicionar xarope de ácer ou de agave ou, caso desejar uma textura mais cremosa, adicionar leite de soja ou de amêndoas a gosto.
Deixe arrefecer e coloque no frigorífico por algumas horas. Está pronto a servir quando estiver consistente.

Receita daqui.


Segunda opção:

Necessita de:

Duas chávenas de avelãs;
Uma colher e meia de sopa de aroma de baunilha;
Um quarto de chávena de cacau em pó;
Cerca de cento e cinco gramas de agave;
Duas pitadas de sal;
Meia chávena de leite de soja ou de amêndoas;
Duas a três colheres de chá de óleo (opcional).

Pré-aqueça o forno a duzentos e quinze graus. Espalhe as avelãs numa assadeira e deixe-as assar durante uns dez a catorze minutos. Após arrefecerem totalmente friccione-as suavemente com papel toalha para remover as cascas.
Triture as avelãs num processador até que fiquem com uma textura amanteigada. Adicione os ingredientes restantes e volte a triturar durante dois a três minutos.
Guarde a mistura num recipiente hermeticamente fechado.

Receita daqui.


Terceira opção:

Necessita de:

Uma chávena de avelãs torradas e sem pele;
Cento e quinze gramas de chocolate amargo e derretido;
Duas colheres de cacau em pó;
Meia chávena de açúcar;
Meia colher de sobremesa de aroma de baunilha;
Umas gotas de óleo (opcional).

O processo para torrar as avelãs é o mesmo da receita anterior. Após arrefecidas e despidas da sua pele, coloque as avelãs no processador de alimentos até tornarem-se num creme. Adicione os ingredientes restantes, à excepção do óleo, e misture tudo até ganhar a consistência similar à de Nutella. Caso não se proceda, acrescente as gotas de óleo.
Guarde num frasco de vidro e no frigorífico.

Receita daqui.


Quarta opção:

Necessita de:

Duas chávenas de avelãs;
Um quarto de chávena de cacau em pó;
Um quarto de chávena de xarope de ácer (ou de agave);
Meia colher de sopa de chá de sal;
Uma colher e meia de chá de aroma de baunilha;
Meia chávena de leite de amêndoas.

Asse as avelãs no forno e retire-lhes a pele após arrefecerem. Processe as avelãs até ficarem com uma textura cremosa e adicione os restantes ingredientes. Continue a misturar até homogeneizar.
Coloque o creme num frasco bem fechado e reserve no frigorífico.

Receita daqui.


Leia mais sobre o especismo e os benefícios da alimentação vegana.
Veja as outras receitas do blogue.
As consequências da plantação do óleo de palma (algumas imagens podem ferir a susceptibilidade).


Imagem | Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário