15/08/2016

Pepperoni vegano

Nem quis acreditar quando li a notícia no portal Vista-se: pepperoni 100% vegetal, versátil, fácil de fazer e óptimo para enriquecer pizzas, hambúrgueres, sandes, etc-etc-etc-o-que-importa-é-comer. A receita é do Minimalist Baker e pasmem-se: só tem dez ingredientes. DEZ. OMG É BRUTAL, AAAAHHH *gritaria desatinada* Depois da aquafaba (uma alternativa para as claras em castelo), esta deve ser a melhor invenção gastronómica que aconteceu neste planeta.

Imagem | The Minimalist Baker

Ingredientes:

Um pouco mais de duzentos gramas de tofu extra-firme (prefira o biológico);
Uma a uma colher e meia de chá de sal marinho e pimenta preta;
Duas a três colheres de chá de pimenta caiena, dependendo do gosto pessoal;
Duas colheres de chá de mostarda em grão;
Uma colher de chá de sementes de funcho, ligeiramente esmagadas;
Duas colheres de chá de paprika fumada;
Duas colheres de chá de alho em pó;
Duas colheres de chá de açúcar de coco (ou açúcar mascavado);
Um quarto de uma colher de chá de anis em pó;
Spray para cozinhar ou azeite.

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 200 ºC.
Enrole o tofu numa toalha limpa e pressione-o com algo pesado para que perca parte da sua água. Deixe-o assim por dez a quinze minutos.
Corte o tofu em cubos e coloque-o num processador de alimentos juntamente com o sal marinho, a pimenta preta, a pimenta caiena, os grãos de mostarda, o funcho, o anis, a paprika fumada, o alho em pó e o açúcar. Pulse para combinar os ingredientes, raspando sempre os lados quando necessário. Rectifique os temperos consoante o seu gosto.
Transfira a mistura para uma assadeira forrada com papel vegetal.
Espalhe uniformemente a mistura, utilizando mais uma camada de papel vegetal por cima para ajudar nesse efeito. É importante que a mistura fique bem distribuída e bem fina para que seja crocante (no Minimalist Baker sugere que fique abaixo de um centímetro). Borrife com um pouco de spray anti-aderente ou pincele delicadamente com azeite.
Leve ao forno por vinte e cinco minutos ou até dourar e estar ligeiramente seco. Seguidamente, faça círculos com um cortador de bolachas (médio ou pequeno).
Neste ponto o pepperoni está bom para acompanhar uma pizza, onde deve cozer por mais dez a quinze minutos, dependendo do tempo que a crosta da pizza leva a assar. A cor profundamente vermelha e a textura crocante anunciarão que está pronto.
O pepperoni pode ser guardado no frigorífico durante quatro dias ou no congelador durante um mês. Caso optar pelo último, deixe-o descongelar um pouco antes de adicionar à pizza que ainda vai assar.

2 comentários:

  1. Genteeee, que "invenção" dos deuses !! Já quero kilos disso na minha cozinha ! KKkk.

    Super obrigada pela receita lindona !

    Beijo.

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Instagram: @aquelenaoblog |

    | Julinha e os Vídeos - Canal do Youtube |

    ResponderEliminar
  2. Eu nunca fui a maior fã de carne e enchidos (acreditas que nunca provei fiambre?), por isso não tenho grande tendência para experimentar esses substitutos. No entanto, quando de facto provo noto que gosto muito mais que da versão "original". Só comecei a gostar de croquetes e de salsichas quando conheci as versões de soja! Esta receita em específico parece-me um bocadinho trabalhosa para algo que é só um snack/topping de pizza, mas pela foto parece muiiiito bom.

    ResponderEliminar