25/03/2017

APELO — Petição pelo encerramento do Parque Zoológico da Povoação


Assinem e partilhem


Denunciado como irregular devido à falta de condições, o Parque Zoológico da Povoação permanece aberto ao público como se nada se passasse. No site da Câmara Municipal da Povoação,  é definido como um belíssimo espaço de lazer e um instrumento importante para a aquisição de conhecimento sobre a preservação da natureza e o bem-estar animal, mas há quem descreva uma realidade bem diferente:
Uma visita à histórica vila da Povoação, em São Miguel, permite confrontar-nos com um espectáculo bastante penoso e deprimente. No centro da vila podemos encontrar um pequeno jardim em cuja porta se exibe uma placa com o surpreendente nome de “Parque Zoológico”. 
No interior, encontramos uma série de gaiolas de muito reduzidas dimensões nas quais estão fechados uma série de animais, tanto silvestres como domésticos. As condições em que estão conservados estes animais são bastante deploráveis. (...) Os turistas que chegam a visitar este jardim ficam normalmente incomodados e cheios de pena dos animais.
Num canto do jardim, encontramos umas gaiolas maiores com uns macacos. Um cartaz avisa para não se aproximar da gaiola na qual estão fechados dois babuínos, anunciados como potencialmente perigosos. Com aparência inocente, um deles estica a mão pedindo comida. Ao lado estão outros cinco macacos, mais pequenos, de aspecto triste e melancólico.
Num dos lados, há uma construção estreitíssima dividida em várias gaiolas que são simples caixas de cimento, onde se encontram fechados uma série de papagaios. Dois deles são araras, aves de grande porte, fechados em gaiolas diferentes. Nelas têm um único poleiro no qual pousar-se, sem nunca poder voar minimamente. Um deles percorre desesperadamente a tripla rede metálica que o separa dos visitantes. Outros papagaios mais pequenos, gritando estridentemente, estão fechados em gaiolas sobrelotadas e igualmente sujas. (...)

Imagem | Fonte

Esta declaração, que pode ser lida no blogue do partido político Os Verdes, data de 2009. Em 2010, escreveram nova denúncia sobre o espaço em questão, referindo que o mesmo continua aberto mesmo depois de embargado.
Em 2016, noutro artigo, revelam que os animais ainda estão presos e são negligenciados:
Os Verdes começaram por visitar o parque Zoológico da Povoação, ficando bastante indignados com a forma como várias espécies se encontram em cativeiro sem condições, nomeadamente várias espécies de símios e aves exóticas.

Sete anos se passaram desde que estes relatos foram publicados e, mesmo assim, nada mudou. Inocentes e condenados, macacos, pavões, perus, pombos, mandarins, pagagaios, melros, periquitos, entre outros, continuam encarcerados e privados de liberdade.

O sofrimento não é bonito e a exploração não é didáctica: nenhum de nós aprende o que quer que seja sobre um animal quando este encontra-se preso e fora do seu habitat natural. Além disso, não temos qualquer direito em capturar e confinar animais só porque queremos vê-los ao vivo.

Os animais merecem ser livres, pelo que é essencial reencaminhá-los para outros destinos onde tenham as devidas condições que cumpram as exigências da sua natureza. Por favor, assinem e partilhem a petição.


Mais informações sobre o Parque Zoológico da Povoação aqui


Por mais cativante que possa parecer, não visitem locais que mantêm animais presos e fora do seu habitat natural. Não financiem quem aprisiona animais.


Iniciativa da Associação Vegana dos Açores

10 comentários:

  1. Meu Deus :O :( Não tinha ideia que existia um "zoo" assim em Portugal :( Mas como é que permitem uma coisa destas?! Não tem explicação possível. Espero bem que esta petição mostre ao mundo que este zoo necessita de acabar já e que os animais sejam encaminhados para um sitio que os trata bem e de uma forma digna. Meus pequeninos :(

    ResponderEliminar
  2. Não fazia ideia da existência de um "zoo" assim. Tem mesmo que ser feito algo. Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  3. R: Irei partilhar sim :) Já partilhei no meu facebook pessoal, mas também irei partilhar no face do blog e no próprio blog. Acho que devemos de ter estes casos como prioritários e acabar de vez com estes maus tratos.

    Quanto ao livro, actualmente um dos melhores livros de aves é o Guia das Aves (falei sobre ele aqui neste post: http://mundoanimal66.blogspot.pt/2017/03/kit-do-biologo.html#more).
    O livro não é muito barato, mas agora está mais em conta pois vão criar uma nova edição do mesmo. Eu tenho-o e dentro de todos os livros de aves que tenho esse é o mais completo e que descreve melhor as diferentes espécies. Gostas de ornitologia? :)

    Quanto a locais para fotografar animais em lisboa/setubal não conheço assim MUITA coisa pois não sou dai, mas estudei no ISA (Instituto Superior de Agronomia) e tens lá uma Tapada muito bonita onde encontras mil e uma aves se estiveres atenta (desde passeriformes, a rapinas e noturnas) pavões, garranos e esquilos se estiveres atenta. Tens também o Jardim Botânico da Ajuda que tem pavões brancos lindos de morrer ^_^ E em Setubal tens a serra da Arrábida que é linda.

    ResponderEliminar
  4. R: pobres bichos :(

    Pois o livro é mesmo caro. Eu por acaso consegui comprá-lo numa promoção de 50% de desconto na Fnac, é uma questão de estares atenta ;) Existem muitos outros livros, mas nenhum tão completo como esse, principalmente se for de avifauna de Portugal e da Europa.

    ResponderEliminar
  5. Isto é absurdo. Nunca pensei que tal existisse em Portugal!
    Que horror :(

    ResponderEliminar
  6. Meu Deus as coisas horríveis que estão a acontecer é que tantas vezes passam ao estreito 😣😣😣.
    Felizmente há pessoas como tu. Com o coração enorme.
    Beijinho enorme princesa ♥

    ResponderEliminar
  7. Sem duvida que vou assinar! Nenhuma animal deveria estar preso em cativeiro em qualquer Zoo ou em qualquer outro lugar!! O lugar deles é na natureza!

    Beijinhos e obrigada pela partilha!!
    Black Rainbow / Instagram

    ResponderEliminar
  8. Meu Deus que horror Mel ? coitados desses animais, poxa agora fiquei ruim também ;( mais vou fica rezando aqui para que as coisas melhores ou mude alguma coisa, abraços.

    ResponderEliminar