20/06/2017

Achados veganos: champô e condicionador Alba Botanica

Ultimamente tenho reconsiderado os produtos que utilizo e como eles afectam a beleza e até mesmo a saúde da pele e do cabelo. Se olharmos para os rótulos dos produtos convencionais, facilmente encontrados em supermercados, rapidamente percebemos que quase todos eles têm parabenos e SLS. Ambos são ingredientes que convém evitarmos, embora fugir deles consiga ser bastante complicado. Até os produtos mais "naturais" costumam incluir substâncias deste género, apesar de serem comparativamente menos agressivos.

Desde que excluí champôs e condicionadores com, pelo menos, esses dois componentes, tenho notado diferenças relevantes no aspecto do meu cabelo: sinto-o mais resistente, menos quebradiço e também mais macio. Inicialmente, quando fiz a transição, foi um cabo dos trabalhos e quase tive vontade de desistir porque o meu cabelo não atinava com nada, mas actualmente estou bastante agradada com os resultados.

Recentemente adquiri esta combinação da Alba Botanica, a 9,38€ cada, no Vita33, uma loja online espanhola que descobri através do blogue Black Rainbow. O site tem imensos produtos "verdes", desde alimentação a cosmética, sendo parte deles veganos (para noooooooossa alegriaaaaaaaaa ♫). 


Escolhi a gama volumizadora, com extracto de manga, ananás e papaia. O cheiro é agradável, bem longe de ser artificial (especialmente o condicionador, parece que estamos a passar manga pura no cabelo). O champô, como é livre de SLS, não forma aquela espuma pesada e, por isso, tem a vantagem de não deixar resíduos.

Quanto ao volume:

Se, depois do champô e condicionador, eu não aplicar mais nada (leave-in, termoprotector, etc), o cabelo ganha mais corpo; caso contrário, se colocar algum produto depois da lavagem, não há qualquer mudança. Isto só pode ser coisa do Pazuzu <.<

De resto, deixa o cabelo leve, macio e brilhante, o que é óptimo para quem utiliza alisador.


Como é possível ler no rótulo, alguns ingredientes químicos e sintéticos fazem parte da composição, daí ter referido acima que até mesmo os produtos deste tipo não são 100% naturais. Por mim retirava os ácidos benzóicos, o álcool e os sulfatos, mas infelizmente não se pode ter tudo – e encontrar algo com um pH equilibrado, sem parabenos, sem SLS e não testado em animais já não é nada mau.

A Alba Botanica também tem produtos para a pele, como cremes hidratantes e esfoliantes (livres de polietileno, um micro-plástico que polui bastante a água), e que estão igualmente à venda no Vita33. No iHerb também é possível encontrar cleansers e hidratantes para o rosto, máscaras faciais e protectores solares. Estes últimos não possuem ingredientes nocivos para os corais, como a oxibenzona (Oxybenzone, Benzophenone-3, BP-3), o butilparabeno e o octinoxate (Ethylhexyl methoxycinnamate).

A Alba Botanica é certificada pelo Leaping Bunny como cruelty-free e todos os seus produtos são veganos, com excepção da gama para os lábios, do Hawaiian Smoothing Sugar Cane Body Polish e do Unpetroleum Jelly.

3 comentários: