18/09/2017

Beleza sem sofrimento: Cleanser 9 To 5 da Lush + Lista de produtos de higiene e cosmética

Apesar de não utilizar maquilhagem, sei que muitas pessoas usam e que, precisamente por isso, é importante divulgar e mostrar produtos que não tenham sido fruto da exploração de animais. Já descortinei várias vezes o horror que se passa nos laboratórios que insistem na actividade obsoleta dos testes em animais, desde injectar substâncias para os olhos, arrancar várias camadas de epiderme e deixar determinadas substâncias actuar na zona exposta, inalação e ingestão forçadas, entre outros infernos mais. Também já listei os sintomas que os animais sofrem com essas experiências e que, obviamente, muitos deles acabam por morrer. Apesar dos testes em animais para cosméticos não serem mais aprovados na União Europeia, muitas empresas continuam a fazê-lo noutras regiões, seja por vontade própria (como o caso da gigante Unilever), seja por que o regulamento de um país assim o exige (como a China). Resumindo, só pode ser considerado livre de testes em animais toda a marca que:

- Não realize testes em animais;
- Não compre ingredientes a fornecedores que testem em animais;
- Não envie ingredientes para que terceiros testem em animais;
- Não venda em regiões que obrigam testes em animais.

Parece que estes critérios acabam por reduzir imenso as opções que temos, mas com uma boa pesquisa acabamos por encontrar produtos bons, bondosos e também acessíveis.

Uma das marcas que mais gosto (e que já escrevi muitas vezes sobre ela no blogue) é a Lush. Esta empresa do Reino Unido respeita todos os pontos acima e posiciona-se fortemente contra os testes em animais, bem como a maior parte dos seus produtos são veganos. Para além disso tem uma loja online, o que muito facilita a vida. Reconheço que nem todas as coisas da Lush são propriamente baratas, principalmente os champôs e os géis de banho, mas este cleanser é simpático para a carteira: chama-se 9 To 5 e é indicado para remover facilmente a maquilhagem.




O que a marca diz: As orquídeas e as perpétuas acalmam e limpam a pele eficazmente com uma leve acção anti-bacteriana enquanto que as amêndoas amaciam a pele. É óptimo para tirares aquela maquilhagem mais teimosa e é tão suave que o podes usar mesmo nos olhos!

De acordo com algumas críticas que consegui encontrar (aqui, aqui e aqui), esta loção de limpeza é leve, delicada, rende bastante, remove facilmente a maquilhagem e pode ser utilizada em peles sensíveis e secas – já quem tem pele mista com tendência a oleosa provavelmente não vai achar muita graça visto que tem óleo de amêndoas, conhecido por ser profundamente hidratante e pensado para a pele seca. Ainda assim é um belo achado para quem precisa de uma limpeza extra mas que não seja agressiva ao mesmo tempo.

O 9 To 5 custa 7,15 € (95 gramas) e 13,60 € (240 gramas).


Outros desmaquilhantes livres de crueldade animal:

Óleo de coco – A opção mais natural. O óleo de coco também é versátil, podendo ser usado de outras formas. Prefira-o biológico, virgem, prensado a frio e sem ingredientes adicionados.
Toalhitas Comodynes – Para todos os tipos de pele. À venda em algumas farmácias e nas lojas Well's.


4 comentários:

  1. Os produtos da Lush são mesmo muito bons.:)

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Tenho imensos produtos da Lush e gosto imenso de todos eles.
    Nunca experimentei este mas confesso que fiquei com alguma curiosidade, obrigada pela partilha minha querida**
    Beijinho enorme

    ResponderEliminar
  3. Gosto imenso da Lush .. as bath bombs são fantásticas! Esse desmaquilhante não conhecia =)

    Beijinhos,
    Cláudia
    The Pink Book of Style | Instagram | Facebook

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia, obrigada pela partilha!*

    Beijinho d'

    A Marta
    https://amartaeumblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar