11/01/2018

Livro: A Menina dos Caracóis

Esta é a história de uma menina que adorava os animais.
Não os comia nem os maltratava.
Mas o seu amor pelos animais e o vazio que sentia no coração levou-a a querer tê-los por perto.
Começou então a levar os animais da floresta para a cidade. Mas conseguirão os animais ser felizes na cidade?
Assim que vi o livro d'A Menina dos Caracóis tive logo de o comprar. A capa é assombrosamente linda, como podem ver: adorei os olhos da menina e os caracóis na cabeça dela.
A menina é adorável e retrata muito bem a candura das crianças e como estas sentem, naturalmente, uma empatia muito forte pelos animais. Nós já fomos crianças e quase de certeza partilhámos dessa bondade e acabámos por esquecê-la ao longo do tempo: com esta menina voltamos a recordar o que em nós encontra-se adormecido e como o uso que fazemos dos animais não é tão normal como actualmente é considerado.

Apesar de ser um livro para as crianças, tem uma mensagem muito valiosa para os adultos. Na verdade, penso que os adultos têm muito mais a aprender do que as crianças em relação aos animais e ao direito que estes têm à sua liberdade, bem como da existência deles enquanto indivíduos e não abstracções. Pela sua lição muito importante, contada de forma suave, assim como os desenhos cativantes, recomendo completamente este livro. Sou apaixonadíssima pelo trabalho da Tânia e mal posso esperar para conseguir fazer uma mini-biblioteca só com os livros dela, tanto os relacionados com os direitos dos animais como os restantes.


O livro custa 12,50€ e para encomendá-lo só é preciso enviar um e-mail para brizaeditora@gmail.com.


Tânia Bailão Lopes