01/03/2018

Inglaterra vai proibir animais selvagens nos circos a partir de 2020


O uso de animais selvagens em circos ambulantes será interdito a partir de 2020, após uma longa campanha levada a cabo pelos defensores dos animais.

A promessa feita pelo Governo, de banir a exploração de animais em circos, já se arrastava por cinco anos: finalmente, o Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (Department for Environment, Food and Rural Affairs) confirmou que a proibição entrará em vigor no ano supracitado.

O anúncio foi feito depois de uma revisão da Welfare of Wild Animals in Travelling Circuses (England) Regulations 2012 (Regulamentos do Bem-Estar de Animais Selvagens em Circos Ambulantes) e que foram introduzidos como uma medida provisória antes da proibição. Esses regulamentos expiram no dia 19 de Janeiro de 2020 e, de acordo com o relatório, não vão ser renovados e darão lugar à proibição legislativa.

Os activistas há muito tempo que acusam os circos de crueldade contra os animais, desde denúncias de agressões físicas, negligência e condições insalubres nos quais os animais são deixados. Jan Creamer, presidente da Animal Defenders International, congratulou o governo pela decisão:

“Depois de uma campanha para parar com o sofrimento presente nos circos em todo o mundo por mais de 20 anos, estamos satisfeitos por uma proibição ser iminente. Os circos não têm como satisfazer as necessidades dos animais e a ADI tem documentado todo o sofrimento e abuso presentes. Felicitamos o Governo do Reino Unido por consignar este acto desactualizado para o passado onde pertence.”

No Reino Unido, só dois circos possuem licenças para ter animais selvagens. Juntos, têm 19 animais: seis renas, quatro zebras, três camelos, três guaxinins, uma raposa, uma arara e um zebu. Contrastando com esse cenário está a opinião da população, esmagadoramente contrária aos actos circenses com animais selvagens, sendo a maior parte contra todos os actos que envolvem quaisquer animais.

O uso de animais selvagens em circos também choca antagonicamente com as posições da FVE (Federação dos Veterinários da Europa) e da British Veterinary Association, as quais afirmam que “As necessidades de bem-estar dos animais selvagens não são atendidas dentro de um circo, tanto em termos de habitação como de permitir que os animais expressem o seu comportamento normal.”

*

Recentemente, por terras lusas, a Assembleia Municipal da Maia aprovou, por larga maioria, a moção de recomendação do PAN à Câmara Municipal da Maia para “o não licenciamento de espectáculos circenses que incluam a exibição de animais”, tanto em “terrenos como em espaços municipais, assim como “a não atribuição de quaisquer apoios financeiros e/ou institucionais a estas mesmas actividades.”



Notícia e fotografia de: Independent

8 comentários:

  1. Que boa notícia! E que nos próximos anos isto chegue a mais países.

    ResponderEliminar
  2. Fico tão feliz por isto! Honestamente se não têm noção do mal que fazem aos animais e o modo como os torturam nesses denominados "espetáculos" então andam de olhos bem fechados e vendados...
    Espero que em Portugal sejam aprovadas cada vez mais medidas para promoção dos direitos e qualidade de vida dos animais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só tenho pena que esta medida seja somente a partir de 2020 e que não englobe os animais "domésticos" (cães, cavalos) :\ Infelizmente, mesmo com tanta informação, ainda há muitas pessoas que não vêem o quanto é cruel usar animais em circos.

      Eliminar
  3. que noticia MARAVILHOSA !!!! fico mega feliz , quem me dera que em Portugal acontecesse o mesmo , eu odeio circo , odeio , odeio...
    um dia fiz um trabalho sobre este tema e ia me dando uma coisinha má , as pessoas não imaginam a monstrusidade que está por trás deste "divertimento" .
    O Olhar da Marina

    ResponderEliminar
  4. Que óptima notícia! Só tenho pena de não abranger os animais domésticos também! De qualquer forma é uma boa iniciativa,espero que chegue mais depressa a mais países. Odeio tento ver animais em circos!!
    R: Não era eu de certeza. Lamento teres sido olhada por pessoas desconfiadas xD

    http://purflefox.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Aos poucos, havemos de lá chegar!

    ResponderEliminar
  6. Isso é ótimo! Como referiu a Sofia, aos poucos, havemos de lá chegar

    ResponderEliminar
  7. Fique a menina sabendo que em Loures também já está proibida utilização de animais selvagens em circos. E em Abril, no que de mim depender, também será proibida num concelho não muito distante daquele que mencionei ;)
    http://loures.bloco.org/assembleia-municipal/assembleia-municipal-de-loures-aprova-fim-da-utilizacao-de-animais-em-circos/20

    ResponderEliminar