09/04/2018

Sexta-feira treze: Um dia de azar para o gato preto


Como se não bastasse a dificuldade que os gatos pretos passam, por serem mais difíceis de ser adoptados do que os outros, são alvo de sórdidos preconceitos e superstições que os lançam para rituais cruéis. Na sexta-feira 13 e no Dia das Bruxas, essas superstições aumentam consideravelmente, deixando os gatos pretos ainda mais vulneráveis – e é, precisamente nessas datas, que muitas pessoas já ficam interessadas em adoptá-los.

Gatos pretos e superstições

O ódio pelo gato preto começou na Idade Média quando os animais foram associados às bruxas. O facto dos gatos vadios serem acolhidos por pessoas pobres e solitárias também desfavoreceu bastante a imagem deste animal. Rapidamente o gato preto foi visto como um ser demoníaco, cujos olhos brilhantes sob o céu da noite irradiavam uma energia maléfica. Para além disso, a cor preta era o símbolo da morte e das trevas, tornando os gatos com o pêlo dessa tonalidade perseguidos e exterminados pelos cristãos. Os gatos das pessoas condenadas à fogueira eram igualmente atirados para as chamas.

A estereotipação histórico-cultural que liga o gato preto à magia negra continua a percorrer a mente de inúmeras pessoas que não olham a meios para conseguirem um animal dessa cor nestas terríveis datas. Os feitiços são comummente encontrados em livros de ocultismo, mas na Internet também é possível encontrar alguns exemplos, todos eles macabros. É indubitável que qualquer ritual que exige animais, seja com ou sem morte, é plenamente perturbador e mancha perfidamente a evolução civilizacional.

Precisamente por estas hediondas práticas é que devemos ter especial cuidado quando alguém parece interessado em adoptar um gato preto uns dias antes da sexta-feira 13 ou do Halloween: o mais indicado é negar a adopção e referir que o animal ficará disponível somente umas semanas depois. Casos desses revelaram que uma grande parte das pessoas que contactaram associações para adoptarem um gato preto e o pedido foi declinado, rapidamente desistiram e não aceitaram esperar.

Os gatos pretos e a sorte

Felizmente, nem todas as culturas vêem o gato preto como a encarnação do mal ou do infortúnio:
Na Escócia, um gato preto num alpendre traz prosperidade;
Na Itália, ouvir um gato preto a espirrar traz boa sorte;
No sul de França acredita-se que a boa sorte aparecerá se os gatos pretos forem bem tratados;
Na Letónia o gato preto é o espírito de Rungis, o deus da colheita, sendo bem-vindo entre os agricultores.


Imagem | Fonte