11/06/2018

10 alimentos vegetais que deixam o cabelo maravilhoso

Lista adaptada do One Green Planet


Penso que ter um cabelo forte, bonito e saudável é um desejo comum de todos nós. Afinal, o cabelo é a moldura do nosso rosto e um espelho da nossa saúde, que ainda tem de enfrentar factores como o stress, frio, calor, vento, poluição e má alimentação – e é precisamente nesta última condição que me vou focar.
Não foi Hipócrates que disse “Que o remédio seja o teu alimento e que o alimento seja o teu remédio”? Porque não incluir isso na saúde dos nossos cabelos, em vez de massacrarmos a nossa cabeça e o nosso dinheiro com um milhão de cosméticos e de suplementos? Obviamente que há casos que precisam de uma ajuda extra, mas é importante não nos descuramos na alimentação. Vejam esta lista com dez alimentos amigos do cabelo e incluam alguns nas vossas refeições.


1. Abacate


Mais conhecido pelos seus benefícios para o coração, também é óptimo para o cabelo graças às suas gorduras do bem. Essas gorduras saudáveis promovem a hidratação de todo o corpo, incluindo também o cabelo, pelo que ajuda a prevenir a queda e a fortalecer os fios. Além disso, é ideal para ser usado em máscaras caseiras e ultra hidratantes, especialmente para cabelos crespos.


2. Sementes de chia


Adoro sementes de chia São muito versáteis e ficam bem em sopas, saladas e smoothies. Estas pequenas sementes não parecem ser nada de especial, mas são uma verdadeira bomba de nutrientes: têm três vezes mais ómega-3 do que o salmão, mais cálcio do que o leite de vaca e são ricas em proteínas, ferro e vitaminas do complexo B, sendo estes três últimos essenciais para o crescimento e fortalecimento do cabelo. Devem ser consumidas depois de terem sido demolhadas em água, para assim incharem e podermos aproveitar os seus nutrientes.


3. Amêndoas


As amêndoas têm muitas proteínas, que são importantes na formação do colagénio no nosso organismo. Por sua vez, o colagénio é fundamental para a saúde do cabelo, ajudando-o a manter-se saudável.
Estes frutos secos também possuem vitamina E, cujas propriedades hidratantes previnem a secura e a quebra do cabelo.


4. Couve


A couve é outra grande aliada para um cabelo bonito: é um alimento alcalino, o que combate a acidificação que enfraquece o cabelo e as unhas, e tem vitaminas do complexo B, já mencionadas acima. Para quem torce o nariz para as couves (como eu), invista em smoothies para disfarçá-las.


5. Pepino


Para além de ser constituído por 95% de água o pepino também tem silica, um mineral precioso para quem quer cabelos, unhas e pele bonitos. É um alimento que funciona como regenerador celular, importante para a formação do colagénio.


6. Cacau


É um superalimento e isso diz tudo. É rico em magnésio, ferro e zinco, elementos chave para um cabelo forte. A maioria do cacau tem ingredientes desnecessários adicionados, pelo que é preferível consumi-lo o mais natural possível. A Iswari tem cacau cru em pó, 100% biológico e indicado para bebidas quentes, smoothies e sobremesas.


7. Açaí


As melhores bagas do mundo são riquíssimas em antioxidantes, que formam um escudo natural para proteger o cabelo e a pele das agressões externas. Também tem ácidos gordos, cálcio, ferro e muita vitamina B1 e potássio.


8. Nozes


Mais uma fonte de ómega-3 e de vitaminas do complexo B, as nozes melhoram a nossa mente, cabelo, pele e unhas. Um punhado de seis nozes é o suficiente para usufruirmos dos maravilhosos nutrientes que estas oferecem.


9. Tahine


Tahine, ou manteiga de sésamo, é rica em ferro, zinco e cálcio, promotores do fortalecimento e do crescimento do cabelo, assim como o bom aspecto da pele e das unhas. Como se isso não fosse suficientemente bom, é deliciosa e fica lindamente em saladas, falafel e hambúrgueres (vegetais, bien sûr). Prefiram fazer em casa, por ser mais económica e natural.


10. Cenoura


A cenoura não faz só bem aos olhos: o betacaroteno é responsável por controlar a produção sebácea e a oleosidade excessiva do couro cabeludo, assim como contribui para a elasticidade dos fios. A vitamina C também é importante para um cabelo saudável, por conferir brilho, combater a descamação e proteger das agressões diárias.



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Imagens: Google

6 comentários:

  1. Adooorei o post, eu sabia sobre o abacate e a semente de chia, mas dos outros não!! Infelizmente é bem difícil eu consumir esses alimentos :(

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  2. Adorei o post! E acho que encontro aqui a explicação pela qual o meu cabelo não é lá muito saudável: não como a maior parte desses alimentos, e os que como é em pequenas quantidades! Mas estamos sempre a tempo de mudar ;)

    Beijinhos,
    http://averamarques.blogspot.com

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  3. Nunca provei Açaí, mas quero muito fazê-lo :)
    Dessa lista, só não como amêndoas e couve, porque não aprecio. Todos os outros alimentos fazem parte da minha alimentação

    Beijinhos*

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  4. Estava mesmo precisando dessas dicas, vou tentar incluir esses alimentos na minha rotina! Beijos :* www.blogdoce18.com

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  5. Gostei de saber mais acerca do poder que a alimentação sem dúvida tem na nossa saúde, e inclusive na do cabelo.
    E fico feliz porque a maioria dos alimentos já incluo nas minhas refeições bastantes vezes :D

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  6. Gostei muito do post e de ficar a saber mais sobre alguns alimentos, muitos já fazem parte da minha alimentação, mas outros não muito.
    Também já sabia que alguns eram ótimos para o fortalecimento do nosso cabelo, mas outros desconhecia por completo as suas vantagens.
    Beijinho :)

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