25/06/2018

Protectores solares cruelty-free


Esqueçam as prateleiras de supermercado repletas de marcas testadas em animais e aproveitem o sol sem crueldade: na imagem abaixo encontrarão vários protectores solares cruelty-free, entre outros produtos complementares.

Milhares de protectores solares contêm químicos nocivos para os corais, como a oxibenzona (que, por sua vez, também não é muito benéfica para nós). Esses compostos contaminam o mar através de efluentes de águas residuais e directamente de nadadores que estão a usar protector solar.

Como há quem prefira comprar o mais barato ou quem não se importe de gastar um pouco mais, vários tipos de protectores solares estão incluídos na lista: no entanto, se tiverem essa possibilidade, prefiram as opções amigas do ambiente. São ligeiramente mais caras, mas têm uma composição que respeita a vida marinha e também a nossa pele e restante organismo.

Este post demorou mais do que o previsto porque estive a pesquisar. Eu tinha uma lista já pensada, mas as informações que encontrei obrigaram-me a mudá-la: nela estava a CIEN, em que há incertezas quanto a ser cruelty-free. Contactei o LIDL e, assim que receber resposta, avisarei aqui. Por enquanto, prefiro não recomendar e priorizar marcas comprovadamente cruelty-free.

Actualização sobre a CIEN e as outras marcas próprias do LIDL (04/08/2018): Depois de muita insistência, recebi finalmente resposta do LIDL e que abaixo transcrevo:

Na sequência do S/ contacto de 29/07/2014, que agradecemos, vimos pelo presente informar o seguinte:

De acordo com as recomendações da Associação Industrial dos Detergentes e dos Produtos de Higiene Pessoal, os fabricantes de cosméticos na Alemanha não realizam experiências com animais há mais de 20 anos no desenvolvimento dos seus produtos. Desde 1998, a lei alemã de protecção de animais proíbe testes em animais para o desenvolvimento de produtos cosméticos.

Para os testes de produtos cosméticos foram proibidas as experiências com animais na União Europeia em 2004.

Para novos ingredientes cosméticos foram abolidas as experiências com animais na União Europeia desde 11 de Março de 2009 .

A partir desta altura, os produtos cosméticos provenientes de países terceiros que tenham sido testados em estudos com animais, não podem ser comercializados na União Europeia.

Por fim, também a venda de produtos cosméticos, cujos ingredientes cosméticos foram testados em animais fora da União Europeia, é proibida desde 2013.

Mais informamos que não vendemos os nossos produtos na China.

Não sei se o quarto parágrafo inclui os fornecedores, visto muitos fazerem testes em animais. Coloquei especificamente essa questão mas não recebi resposta até à data desta actualização, o que me leva a permanecer céptica e a continuar a deixar as marcas próprias do LIDL fora da minha lista cruelty-free.


protectorsolar


Todos os produtos listados são veganos (isentos de ingredientes de origem animal), mas não significa que a restante linha solar e/ou marca também o sejam. Leiam sempre os rótulos antes de comprar.

Marcas indicadas: Aloe Pura, Babaria, Bjobj, Cabana SunD'Aveia, Eco Cosmeticsey!, Helan, JĀSÖN, Miristica Biocosmética Vegana, Ombra, PS..., Rituals.



Querem conhecer mais marcas e produtos cruelty-free? Vejam a mega lista de marcas cruelty-free e a lista de marcas já mencionadas no blogue

27 comentários:

  1. Já usei Elisa Camara,não sei porque deixei de usar... às vezes acho que é a longevidade das lojas!!

    Pensei que Mustella também era CF, tenho de fazer melhor as minhas pesquisas :-(

    Obrigada pelas dicas :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também pensei que a Mustela fosse cruelty-free mas está presente na China, sendo que protectores solares são um dos produtos obrigados a passar por testes em animais :(

      Eliminar
  2. Por acaso estou a precisar de comprar um protetor, vou ter em conta as tuas sugestões :)

    ResponderEliminar
  3. Olá. Adorei o post. Está muito detalhado e bem feito. Parabéns! No entanto, acrescento aqui uma marca CF: O Boticário que também tem protetores. Nomeadamente de 50 em spray
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lilh, obrigada ^_^ Não sabia que O Boticário tinha protectores solares, mas como é uma marca que não tem quase nada vegano acabo por nem a recomendar sequer.
      Beijinho*

      Eliminar
    2. Eu tb descobri recentemente que era cruelty free. Mas adorei a tua selecção.

      Eliminar
  4. Amei a lista de produtos, é sempre bom já ter uma listinha para evitar ficar numa grande procura
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Um post bem bonito e informativo :)
    Fiquei surpreendida por estarem aqui algumas marcas, não sabia que havia tanta oferta vegan e cruelty-free.
    Obrigada e beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada❤
      Ainda há mais marcas cruelty-free, mas estas são as mais fáceis de encontrar.
      Beijinho*

      Eliminar
  6. Que maravilha Mel, parabéns pela pesquisa. Estou cada dia mais interessada em produtos veganos e torço para que eles se tornem cada vez mais populares. Chega de ingredientes de origem animal (e crueldade)!

    Não Me Mande Flores

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata, Camila❤ No Brasil há muitas marcas nacionais cruelty-free; pesquisa na loja Vista-se, no site Maquiando Sem Crueldade e em grupos no Facebook, de certeza que vais encontrar muita coisa.
      Beijinho*

      Eliminar
  7. Esta lista veio mesmo a calhar, porque preciso de investir num protetor novo. E nada melhor do que contribuir com uma escolha consciente!

    ResponderEliminar
  8. Adorei as tuas indicações, adoro optar por produtos cruelty-free.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Adoro adoro adoro!! Era uma lista assim que andava a procura!! Muito obrigada pela partilha!!! :)

    ResponderEliminar
  10. Gostei das tuas escolhas preciso de comprar um
    https://retromaggie.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Acho muito importante termos ciência dos protetores que não realizam testes em animais, ótima postagem. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderEliminar
  12. Estou sempre em busca de novos protetores solares que sejam de marcas cruelty-free, obrigado pelo teu excelente post! Também tenho muito essa dúvida relativamente aos produtos Cien do Lidl. Fico então à espera da resposta deles. Beijinhos, www.thefancycats.pt

    ResponderEliminar
  13. Belíssimo espaço! Parabéns! Esta postagem é de utilidade pública! Muito bem! Temos que proteger nosso planeta! Grande abraço. Laerte.

    ResponderEliminar
  14. Adorei as dicas e concordo contigo, existem muitas opções de protetores com menos crueldade e não vejo porque não fazermos a troca. Ja existe também protetores físicos, com químicos menos nocivos e que usam o zinco como protetor. Aqui no Brasil tem uma marca que faz esse tipo de protetor cruelty free e é o que eu uso. Muito feliz por encontrar seu espaço e estou lendo suas dicas sobre cosméticos e veganismo <3

    http://blogpequenasaventuras.wordpress.com

    ResponderEliminar
  15. Muito obrigada por este post!! Eu ando mesmo à procura de um protetor e já tinha referenciados alguns dos que indicaste, mas havia outros que não fazia ideia :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Eu tenho usado o do LIDL e tenho adorado bastante :)
    Beijinho *

    https://w-m-mind.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois mas, como referi no artigo, não há certezas que as marcas próprias do LIDL sejam cruelty-free :\

      Eliminar
  17. os produtos que eu uso são sempre cruelty-free, acho que é o mínimo que podemos fazer né?


    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderEliminar
  18. Não fazia ideia que a babaria e a d'aveia eram cruelty frees , ai fiquei tão feliz !!!
    O Olhar da Marina

    ResponderEliminar
  19. Ola. Muito obrigada pela informação. Sabe-me dizer se todas estas marcas alea de cruelty free, também são amigas do ambiente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia :) Se não estou em erro, nenhum dos produtos da imagem tem a oxibenzona, que é a componente mais nociva para o ambiente. No entanto, as marcas que posso assegurar como amigas do ambiente são estas: Miristica, Bjobj, Ey! e Eco Cosmetics. O melhor é contactar a marca na qual está interessada e colocar a questão.

      Beijinho*

      Eliminar