02/07/2018

Intrínseco: A marca portuguesa e cruelty-free para cabelos crespos e cacheados


Sempre tive noção que me faltava escrever sobre produtos cruelty-free para cabelos crespos e encaracolados, mas como não é o meu tipo de cabelo não sabia bem que marcas referir. As que encontrava apresentavam problemas (testadas em animais / ingredientes de origem animal / dificuldade em encontrar à venda / com imensos químicos que danificam ainda mais o cabelo), pelo que fiquei entusiasmadíssima quando descobri a Intrínseco.

Criada por Susy Santos e Hilto Gomes, dois irmãos brasileiros, a Intrínseco surgiu em 2016. Assim como milhares de mulheres negras, a Susy não gostava do seu cabelo devido ao preconceito estabelecido (de que cabelo crespo é feio e ruim, entre outras barbaridades), levando-a a fazer tratamentos químicos para disfarçá-lo e alisá-lo. Cansada de agredir o cabelo constantemente, e já a residir em Portugal, pesquisou sobre transição e cuidado capilar e decidiu assumir o seu cabelo natural. E foi ao abraçar a auto-aceitação e a encontrar a sua identidade que a Susy inspirou-se para criar a Intrínseco. 

A marca conta com produtos que contribuem para melhorar a saúde e a beleza do cabelo, sendo todos eles livres de ingredientes agressivos e desnecessários. A sua fórmula foi pensada para cabelos ondulados, encaracolados e crespos e para quem está a fazer transição capilar, por precisarem de cuidados específicos devido a serem mais propensos a ressecar. Precisamente por isso, tem uma linha completa para satisfazer todas as necessidades desses cabelos.


Imagem | Intrínseco

Champô low poo: Os champôs com sulfatos e que fazem muita espuma ressecam imenso o cabelo, pelo que as pessoas com cabelos cacheados e crespos devem fugir deles. A técnica low poo limpa sem agredir, contribuindo para a hidratação e maciez dos fios.

Condicionador co wash: Precisamente para não desidratar o cabelo, muitas cacheadas preferem fazer o co wash, no qual o cabelo é lavado somente com o condicionador. O co wash respeita o cabelo ao mesmo tempo que o limpa, deixando-o bem tratado.

Condicionador amaciador: Juntamente com o champô low poo, cuida do cabelo como ele bem merece. Os óleos de argan, macadâmia e aloe vera, os aminoácidos vegetais e os óleos essenciais conferem hidratação, brilho e suavidade, para além de desembaraçar facilmente.

Máscara hidratante: Fazer uma hidratação mais profunda de quando em quando é indispensável, sendo esta máscara indicada para cabelos danificados e que precisam de um tratamento intenso. Fortalece o cabelo, deixando-o revitalizado e os caracóis maleáveis. Também forma uma camada protectora contra as agressões externas.

Creme de pentear: Com D-pantenol e outros ingredientes que conferem elasticidade, este finalizador com um refrescante perfume herbal promete deixar os caracóis definidos e com um aspecto bastante natural ao longo do dia.

Leave-in: Tem uma consistência de gel mas é muito suave, não deixando o cabelo pesado e protegendo-o do frizz para que os caracóis fiquem bem definidos.

Todos os produtos da Intrínseco são veganos e isentos de parabenos, sulfatos, fragrâncias sintéticas, corantes, óleos minerais, parafinas, petrolatos e silicones. A marca é vendida online e envia para todo o país (Continental e Ilhas).
A Intrínseco também está disponível na loja Equilibra, nas Caldas da Rainha.


INTRÍNSECO
100% vegano ♡ 0% de crueldade