19/07/2018

Pequenos gestos para diminuir a pegada ecológica — Bebés


Ai os bebés, essas criaturas bolachudas que adoram fazer pipi e pupu por todo o lado. É uma alegria, ó se é. O que não é uma alegria é a quantidade de fraldas descartáveis que pára nos aterros: o lixo gerado por elas chega a mais de 3,4 milhões de toneladas por ano. Como se não bastasse, marcas como a Dodot, Pampers e Johnson's são testadas em animais.

Precisamente pelo impacto ambiental causado por este tipo de fraldas, muitos pais escolhem fraldas de pano e compostas por materiais naturais e biodegradáveis. As vantagens destas perante as descartáveis são muitas:

São mais baratas
Apesar de serem mais caras do que um pacote de fraldas descartáveis, como são reutilizáveis acabam por compensar. Um bebé usa aproximadamente 450 fraldas descartáveis até aos três meses de idade. Dependendo da frequência das necessidades fisiológicas do bebé, geralmente 15 a 25 fraldas de pano são suficientes até ao desfralde. Isso torna-as numa alternativa mais económica.

Não demoram tanto tempo a degradar-se
Os tecidos levam entre cinco meses a um ano para decompor-se. As fraldas descartáveis demoram entre 450 a 500 anos.

Não possuem químicos irritantes
A maior parte das fraldas descartáveis possuem uma tecnologia anti-microbiana à base de compostos químicos que entram em contacto directo com a pele do bebé. Muitos deles são verdadeiramente prejudiciais para a saúde, como o caso da dioxina.

As árvores agradecem
Estima-se que cerca de mil milhões de árvores (1 000 000 000) precisam de ser cortadas para a produção mundial de fraldas descartáveis.

Existem fraldas planas/pré-dobradas (para serem usadas como absorventes ou como capa impermeável), fraldas de contorno e ajustadas, tudo-em-um, entre outras. Também há fraldas específicas para a praia, natação e actividades exteriores. Graças a uma maior consciência ambiental actualmente é mais fácil encontrá-las, estando à venda em várias lojas de artigos para bebés como a EcologicalKids, Meekbum e Rebento.

Para além das fraldas, também podemos diminuir a pegada ecológica dos bebés de outras maneiras:

Pensar antes de comprar. Há tantas coisas para bebés que nos levam a consumir à toa, pelo que é preciso ter em conta que menos é mais. A Daniela do Dezassete partilhou um texto onde listou artigos que se arrependeu de comprar, sendo que alguns consideramos mesmo necessários quando, no fundo, até são dispensáveis.

Se possível, substituir os alimentos industrializados por refeições caseiras. Menos lixo, mais barato e mais saudável❤ O livro Cozinha Vegetariana para Bebés e Crianças, da Gabriela Oliveira, tem centenas de receitas fáceis, saudáveis, saborosas e naturais para os mais pequenos.
Espreitem também algumas receitas para bebés e crianças em: Just Natural PleaseCentro Vegetariano, Crescer Vegetariano, Seja Vegan e The Vegan Society.

Não às toalhitas! Já leram a composição das toalhitas convencionais utilizadas para limpar os rabinhos dos bebés? É assustadora, sem contar com o desperdício. Em casa, dêem preferência a um banho rápido ou a toalhitas reutilizáveis. Leiam mais sobre elas aqui.

Preferir produtos naturais. Muitos produtos para os bebés possuem ingredientes agressivos e igualmente prejudiciais para o ambiente, sem contar que são comummente embalados em plástico e testados em animais.

Não exagerar na quantidade de brinquedos. Os bebés e as crianças aprendem mais e brincam melhor com menos brinquedos. Trocar ou comprar brinquedos em segunda mão é uma alternativa, bem como brinquedos de madeira, cartão ou de pano e com a menor quantidade de material à base de plástico possível. As brincadeiras ao ar livre também são muito estimulantes e saudáveis.



Respeitar o ambiente é respeitar os habitantes de todo o planeta.
Ler também:

—  Perguntas frequentes sobre fraldas de pano, Potencial Gestante (de leitura obrigatória, por ser muito útil e esclarecedor)
— Grupo de Facebook Fraldas de Pano
— Pequenos gestos para diminuir a pegada ecológica | Higiene e cosmética gerais
— Pequenos gestos para diminuir a pegada ecológica | Higiene feminina
Calcule a sua pegada ecológica, WWF


Referências úteis:

Alimentação vegana infantil
Imagem | Pexels