01/10/2018

1 de Outubro | Dia Mundial do Vegetarianismo


No dia 1 de Outubro comemora-se o Dia Mundial do Vegetarianismo. Data estabelecida em 1977 pela North American Vegetarian Society (NAVS), ao longo dos anos foi abraçada por outras comunidades vegetarianas em todo o mundo. Este dia nasceu com o objectivo de chamar a atenção da comunidade em geral para os problemas causados pelo consumo de carne, bem como para oferecer informações sobre as vantagens de uma alimentação vegetariana.

O Dia Mundial do Vegetarianismo foi também criado para comemorar o respeito pelos outros seres sencientes, entre outros aspectos que estão directamente ligados a uma alimentação vegetal e que são plenamente benéficos para tudo e todos.


Preocupações com a saúde
Uma dieta vegetariana equilibrada é saudável, nutricionalmente adequada e proporciona benefícios para a saúde na prevenção e tratamento de diversas doenças. (American Dietetic Association, Dietitians of Canada)


Compaixão pelos animais
Por ano, mais de 58.000.000.000 animais explorados para consumo são mortos. Isso equivale a:
Mais de 158.000.000 por dia;
Mais de 6.000.000 por hora;
Mais de 110.000 por minuto;
Mais de 1800 por segundo.
A cada piscar de olhos, morrem 736 animais.
(Dados do Vista-se. Não inclui peixes e outros animais marinhos)


Consciência ecológica
De todo o consumo de água doce no mundo, 70% é feito pela pecuária (United Nations World Water, UNESCO 2003).
80% do desmatamento da Amazónia é provocado pela indústria da carne. (Nova Economia, Belo Horizonte 2009)
A produção de 1 hambúrguer exige 2500 litros de água; 1 quilo de carne, 16,000 litros. (Super Interessante, 2008)


Problema da fome global
Se os americanos reduzissem o consumo de carne em 10%, haveria cereais suficientes para alimentar 60 milhões de pessoas. (John Robbins)
Metade da produção mundial de trigo é usada como ração animal para que possamos consumir carne e lacticínios. (Marianne Thieme)
Só nos EUA, substituir produtos de origem animal por dieta totalmente vegetal alimentaria mais 350 milhões de pessoas. (Weizmann Institute of Science)


Em Portugal, o Centro Vegetariano realizará a Semana Vegetariana em várias regiões. De 1 a 7 de Outubro, haverá palestras, workshops, almoços, degustações e outros eventos para promover a alimentação vegetariana. Mais informações e detalhes aqui.


“Um humano pode viver e ser saudável sem matar animais para comer; portanto, se ele come carne, ele toma parte em tirar a vida de um animal apenas para satisfazer o seu apetite. E agir dessa forma é imoral.”
— Lev Tolstoi —


Artigos relacionados

Ética
A indústria de ovos e o debeaking

Saúde

Ambiente

Social

Alimentação
O poder das sementes [x] [x]

Sem comentários:

Enviar um comentário