08/01/2019

Precisamos de parar de comer carne para reduzir a crise climática, diz Sir David Attenborough


Sir David Attenborough afirmou que a humanidade, para o bem do planeta, tem de abandonar o consumo de carne.

Num vídeo de Dezembro passado, divulgado pela Sky News, o naturalista declarou que precisamos de começar a fazer sérias mudanças para combater os problemas climáticos.

Falando sobre o assunto, Attenborough referiu que aqueles que estão no Ocidente confortável — especialmente as pessoas que vivem nas zonas mais privilegiadas são muitas vezes imunes aos efeitos do aquecimento global, causados por uma série de indústrias, incluindo a pecuária.

Podemos muito bem dizer: Não importa se continuamos a comer carne, porque não somos afectados’”, criticou Attenborough.

Mas, de facto, importa. Porque importa para o mundo todo. E as primeiras pessoas a sentir as consequências são, precisamente, os pobres. Aqueles que são realmente vulneráveis ao que está a acontecer com o clima, continuou ele. Notavelmente, um estudo publicado em Outubro indica que os indivíduos com rendas mais baixas são mais propensos a se preocupar com os problemas climáticos.

É por isso que o mundo inteiro deveria agir em nome deles, frisou Attenborough, que no final de 2017 asseverou que parara de comer carne, classificando as práticas de criação de animais como deprimentes.

Nós temos muito conhecimento. Nós temos muita habilidade, nós temos muita ingenuidade. Obviamente que podemos fazer algo sobre [a mudança climática]. A questão é quanto. E nós devemos elevar os nossos objectivos e nos encaminharmos para o melhor, disse Attenborough.

Por último, comentou: Há cientistas, inventores e industriais em todo o mundo que são muito engenhosos. O Homo sapiens é uma espécie muito engenhosa e acredito que isso nos colocou nesta confusão, é verdade. Mas [o ser humano] não sabia o que fazia. E agora é o momento de usar essa ingenuidade e essa paixão para saírmos desta situação.

A série de televisão Our Planet, feita em colaboração com a World Wildlife Fund (WWF) e narrada pelo naturalista britânico, destaca tanto a beleza quanto as batalhas da Natureza em relação às mudanças climáticas, sobrepesca e desflorestação.

A carne e os lacticínios são os principais propulsores dessas adversidades, bem como a perda de água, a extinção de fauna selvagem, o aumento do nível do mar e a poluição. Recentemente, as Nações Unidas afirmaram que o combate à carne é o problema mais urgente do mundo, enquanto uma pesquisa da Universidade de Oxford, no Reino Unido, concluiu que a acção mais eficaz que cada um de nós pode tomar para ajudar o planeta é adoptar uma dieta totalmente vegetal.


Notícia traduzida de Livekindly
Imagem | Carbon Brief