09/05/2019

Marcas portuguesas de cosmética cruelty-free e natural


Pelo meio do consumo desenfreado acabamos por não dar atenção às marcas que compramos, sendo que muitas delas continuam a testar em animais e não se esforçam para mudar essa situação. Além da crueldade inerente desses testes, os produtos convencionais são compostos por ingredientes completamente dispensáveis. Felizmente, o consumo (mais) consciente está a florir e a ser cada vez mais praticado, tanto pela importância de preferir produtos cruelty-free como também ecológicos e mais naturais.

Porquê preferir cosméticos naturais?

Não têm ingredientes nocivos. A pele também é um órgão, pelo que não é propriamente ideal cuidar dela com produtos repletos de ingredientes agressivos. Os mais usuais são os parabenos, SLS (Sodium laureth sulfate, um detergente muito abrasivo), propileno glicol (PG), petrolatos e fragrâncias sintéticas. Todas essas substâncias são comuns e largamente encontradas em inúmeros produtos de higiene e cosmética por serem baratas; no entanto, vários estudos apontam para problemas ligados às mesmas, como alergias e irritações da pele, olhos, garganta e mucosas.

São mais sustentáveis. Num século repleto de alertas e de sensibilização para mudarmos os nossos hábitos devido ao impacto que provocam ecologicamente, trocar os produtos convencionais por outros totalmente naturais é o mínimo que podemos fazer. Ingredientes químicos, artificiais e sintéticos são mais propensos a contaminar o ambiente: o SLS, por exemplo, é classificado como uma poderosa toxina ambiental.

São mais benéficos para a saúde da pele e do cabelo. Como não são agressivos em comparação aos produtos tradicionais, ajudam a restituir e a equilibrar a hidratação natural da pele e do cabelo. Os produtos de higiene totalmente naturais, contrariamente aos que possuem químicos, cuidam e limpam sem ressecar demasiado a pele, bem como respeitam os óleos naturais que o cabelo necessita para manter-se protegido.

Além disso, ao comprarmos de produtores portugueses estamos a apoiar o que é nosso  Apesar de pequenas, as marcas de higiene e cosmética portuguesas e artesanais estão a ganhar visibilidade e a oferecer um catálogo de produtos cada vez maior (e graças às plataformas online fica mais prático adquiri-las confortavelmente).


Cliquem na imagem para aceder à lista de marcas portuguesas de cosmética