A autora



Sou a Mel e descrever-me não é de todo o meu forte. O que posso dizer é que sou mais sonhos do que pessoa e talvez isso explique porque me distraio tão facilmente. E que adoro a melancolia quente do Outono, escutar o rumor das árvores e acordar com os beijos da minha filha.

Sou apaixonada por animais desde que me conheço: passei a infância a desenhar e espalhar cartazes contra o abandono e a adolescência a distribuir alimento pelos cães de ninguém. Era sempre depois das aulas e, por isso, guardava latas de comida e sacos de ração no cacifo da escola.

Aos 18 anos comecei a reflectir mais sobre a relação que eu tinha com os animais e como não fazia sentido afirmar que gostava deles quando ainda os comia. Aprofundar-me sobre a crueldade animal que acontecia por detrás de cada refeição foi o início de uma jornada de percepção perante as outras sevícias cometidas contra eles. Aos poucos fui desconstruindo os meus hábitos, até, finalmente, abraçar o que já defendia na teoria: de que os animais não-humanos não existem para servir os animais humanos.

Compreender o antiespecismo levou-me a descobrir as imensas acções que perpetramos contra os animais, tanto consciente como inconscientemente – mas, acima de tudo, como é tão libertador rejeitá-las e adoptar um princípio prático de não-violência.

Raposa Herbívora nasceu, precisamente, pela vontade de escrever e alertar sobre os direitos dos animais não-humanos, tão desprezados e negados por nós. É um blogue pessoal que aborda tal assunto num todo, daí debruçar-se em variadíssimos temas: aqui encontrarão um pouco de tudo, desde textos de cariz mais teórico sobre ética animal e porque devemos abraçar uma luta antiespecista, a artigos e dicas mais práticas como produtos cruelty-free e alimentação vegetal. O objectivo principal é informar e sensibilizar para a importância da libertação animal e do respeito que devemos ter para com eles, assim como mostrar o quanto é fácil vivermos bem sem explorá-los. Também procuro transmitir que, ao sermos mais justos com eles, estamos a ser mais justos com a Natureza, as outras pessoas e connosco próprios. Afinal, estamos todos conectados.

Porque um coração que bate é um coração que sente
E todos os corações merecem o sopro da vida.

Além dos artigos do blogue visitem estas ligações:

Despertar da Ataraxia. Uma colecção de documentários relacionados com o veganismo, o especismo e os direitos dos animais.
Biblioteca virtual do blogue. Aqui encontram diversos documentos, desde livros, artigos sobre alimentação, guias, entre outros materiais informativos e de ajuda.
Links úteis. Textos principais do blogue e com informações gerais sobre tudo o que está relacionado com a causa animal.

Não trabalho com publicidade. Caso apreciarem o meu trabalho e quiserem ajudar, basta divulgar o blogue ou algum texto que tenham gostado.
Para entrarem em contacto, escrevam para raposa.herbivora@gmail.com. Sigam o canal de WhatsApp para receber novidades.

***

Os artigos deste blogue foram fruto de bastante trabalho e pesquisa: os mesmos podem ser partilhados parcialmente, desde que o crédito seja claramente dado, juntamente com um link para o conteúdo original.
Todas as imagens estão devidamente assinaladas com a fonte de onde foram achadas. Caso encontrarem uma imagem vossa neste blogue, e que não tenham autorizado a sua utilização, contactem-me para que seja retirada.
Qualquer imagem que não esteja identificada pertence ao blogue e a sua utilização está expressamente proibida.

O logótipo Raposa Herbívora é parcialmente da autoria de Manjerico Design.
Ilustração de Noise Illustration.